Olhar Conceito

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Notícias | Artes Cênicas

ação emergencial

Espetáculo com Flor Ribeirinha e artistas de MT arrecada fundos para combate a incêndios no Pantanal

Foto: Reprodução

Espetáculo com Flor Ribeirinha e artistas de MT arrecada fundos para combate a incêndios no Pantanal
Como aconteceu em 2020, o grupo Amigos do Pantanal se reúne novamente para arrecadar fundos para o combate aos incêndios florestais que vêm devastando o Pantanal mato-grossense, com o espetáculo "Pantanal Pede Socorro", na próxima terça-feira (9), às 19h, no Teatro da UFMT. Os ingressos estão sendo vendidos por R$ 40 e o valor será revertido à causa. 


Leia também
Dom Sebastião abre nova unidade com pizza romana; pizzaiolo italiano treina equipe em Cuiabá


O ator cuiabano Romeu Benedicto, que também participa do espetáculo, explicou, mesmo no Rio de Janeiro desde junho em gravações para uma série da Globo Play, que não deixou de acompanhar a situação dos incêndios no Pantanal de Mato Grosso. A ideia de Pantanal Pede Socorro surgiu de uma "indignação", de acordo com ele. 

"Acompanhando de longe essas queimadas, tentando dar voz aos guerreiros e parceiros que estão na linha de frente, por meio das redes sociais e, de alguma forma, chamar a atenção no socorro ao nosso Pantanal. Em contato com os amigos, que valem mais que ouro, e são pessoas que sempre estiveram nessa luta desde 2020, 2021, surgiu a iniciativa". 

A servidora pública Jenifer Gonçalves Larrea, co-fundadora da ONG É O Bicho, que acompanha a situação desde o início, alerta que os incêndios florestais começaram no Parque Estadual Encontro das Águas, onde se encontra a maior concentração de onças-pintadas do mundo, no início de outubro.

"Desde então estamos chamando a atenção do governo e da sociedade,  mas pouco foi feito e as chamas atingiram uma proporção catastrófica. Foram queimados 1 milhão de hectares e o fogo se espalhou em várias frentes, incluindo na Transpantaneira, perto de pousadas e comunidades locais", comenta.

Ela destaca que é urgente a arrecadação de fundos para ajudar os voluntários que estão trabalhando no local, fornecendo água e bebidas isotônicas, combustível para se locomover até as áreas em chamas, de carro e barco, além de alimentos para os combatentes e suprimentos médicos-veterinários para tratar os animais acometidos pelo fogo. "Também é necessária a distribuição de alimentos para suplementação alimentar aos animais que sobreviveram ao incêndio, mas perderam seu habitat e a oferta de alimento natural", observa.

Dezenas de artistas já confirmaram presença nessa ação solidária, entre eles Cena onze, Flor Ribeirinha, Edmilson Maciel, Johnny Everson, Eduardo Butaka, Pescuma, Roberto Lucialdo, Adriano Figueiredo, Romeu Benedicto, Thyago Mourão, Beto Dois a Um, Amauri Tangará, entre outros.

O diretor artístico, Flávio Ferreira, explica que a ação emergencial tem como objetivo arrecadar recurso para os voluntários que estão trabalhando no combate ao fogo.

"Em especial à ONG É O Bicho, que tem atendido a população ribeirinha, que perdeu tudo, levando água e comida para os animais". Ele acrescenta que, na direção geral do espetáculo vai ter a oportunidade de lidar com artistas das mais diferentes vertentes, do teatro, da dança, da música. "Tornando tudo um momento muito importante de aprendizado, ainda mais com este foco, que é o Pantanal Mato-grossense. Então, eu, como pantaneiro, me sinto honrado por estar na direção geral deste grande espetáculo", finaliza.

Mais informações: (65) 99227-6215

https://www.sympla.com.br/evento/pantanal-pede-socorro/2264843
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet