Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

do 'Pizza do Faustão'

Dom Sebastião abre nova unidade com pizza romana; pizzaiolo italiano treina equipe em Cuiabá

Foto: Reprodução

Dom Sebastião abre nova unidade com pizza romana; pizzaiolo italiano treina equipe em Cuiabá
Nos preparativos para a inauguração de uma nova unidade no AlphaMall 2, na região do Coxipó, na próxima segunda-feira (4), a equipe do Dom Sebastião vai passar por um treinamento com o pizzaiolo Mario Tacconi, da Scuola Italiana Pizzaioli, reconhecida como a maior do mundo. Mario nasceu em Florença, na Itália, onde aprendeu as técnicas da pizza com grandes mestres como Graziano Bertuzzo, Enzo Momenté, Marchesim, Sandro Spina entre outros.

Leia também
Galeria abre exposição com artistas que enfrentam desafio de produzir arte digital na capital mais quente do Brasil


O treinamento começou nesta terça-feira (28) e segue até amanhã. A nova unidade do Dom Sebastião será especializada em pizza romana, estilo que começou como street food, ou comida de rua na Itália, mais especificamente em Roma.

Para tornar a experiência gastronômica única e inesquecível, tentando preservar a tradição e a autenticidade da pizza, o chef Paulo Vitor Lara Leite, proprietário do restaurante, especializou-se na Scuola Italiana Pizzaioli, em São Paulo.

“Lá eu fiz três cursos, o de especialização em pizza napolitana, que é um estilo de pizza, a palla e a teglia, que são outros dois estilos. Em quatro dias de curso com o maestro, que é uma das grandes referências da área, pude aprender de forma muito didática, as técnicas para executar diferentes receitas de pizzas clássicas e pizzas mais contemporâneas. Com isso, conquistei o certificado internacional de uma escola que forma pizzaiolos do mundo inteiro, transformando tudo em uma imersão no mundo da pizza italiana, aquela que se come na Itália”. 

A pizza romana é preparada com ingredientes fidedignos da Itália, como o blend de farinhas exclusivo e o fiareli, uma espécie de flor de brócolis, além de queijos como a stracciatella, burrata e queijos defumados. “Também tem as novidades que são a pizza de pistache, com creme de pistache e a pizza com laranja, que harmoniza muito bem”, revela o empresário.

A Pizza Romana é preparada em duas etapas: na primeira é feita a massa, que é o empasto direto, finalizada com diversos recheios, frescos ou queijos e embutidos, servida in taglia, em vez de ser em fatias, diferindo da tradicional. 

Sobre o pizzaiolo 

Maestro Pizzaiolo nasceu na Itália, na região da Toscana, em Florença. Em 1982 começou a trabalhar na antiga Pizzeria Nuti, no centro histórico de Florença.

Atuou em várias cidades da Itália como Pizzaiolo e Chef, e em 1990 frequentou o Corso di Base da Scuola Italiana Pizzaioli em Caorle, aonde conheceu e aprendeu com vários maestros como Graziano Bertuzzo, Enzo Momenté, Marchesim, Sandro Spina entre outros.

Sempre procurando se aperfeiçoas, seja na “arte bianca” ou na cozinha, trabalhou em várias regiões da Itália, antes de ir para o exterior, até chegar no Brasil.

Em 2001 atuou no quadro “Pizza do Faustão” por dois anos, e trabalhou em restaurantes como Bar das Artes (SP), The Palaci (SP), Gio (SP), Fratelli (RJ). Em paralelo, sempre fez eventos e consultorias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet