Olhar Conceito

Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Notícias | Artes visuais

ESCULPIDA EM MADEIRA

Orla do Porto recebe escultura do Senhor Bom Jesus de Cuiabá com mais de três metros de altura

Foto: Divulgação

Orla do Porto recebe escultura do Senhor Bom Jesus de Cuiabá com mais de três metros de altura
Com mais de 3 metros de altura, 150 quilogramas e um trabalho manual repleto de devoção, a Orla do Porto II recebeu, na última quarta-feira (1º), a instalação de uma escultura, réplica da imagem do Senhor Bom Jesus. Esculpida em argila e laminada com fibra de vidro, a arte do goiano Jânio Borges, morador da Comunidade Morrinho (Santo Antônio), foi apresentada à arquidiocese como um presente para a cidade de Cuiabá.


Leia mais
Cemitério da Piedade tem mausoléu de família tradicional, túmulo de menino milagreiro e de líder umbandista


Esculpida em madeira, por um artista desconhecido, na cidade de Sorocaba, em São Paulo, no século XVIII, com cabelos naturais, que segundo a tradição foram colocados por uma pessoa que recebeu uma graça, e um cetro de cana-de-açúcar, um símbolo do sofrimento dos trabalhadores nos canaviais do Brasil colonial, a imagem do padroeiro da capital mato-grossense, Senhor Bom Jesus de Cuiabá, recorda o momento em que Jesus é preso, julgado e conduzido à morte.

“A imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá é um patrimônio histórico, artístico e religioso da cidade e do estado. Ela expressa a fé e a cultura do povo cuiabano, que há mais de três séculos se identifica com o seu padroeiro e confia na sua proteção e intercessão”, ressaltou padre Felisberto Samoel da Cruz, Chanceler da Arquidiocese de Cuiabá.

A imagem original, trazida para Cuiabá pelos bandeirantes em 1722, quando buscavam o interior do país atrás de índios, ouro e terras, e que misteriosamente desapareceu, só foi encontrada em 1728, na ilha de Manoel Homem, em Mato Grosso do Sul. Após uma expedição enviada pela Câmara Municipal para resgatar a imagem e trazê-la de volta a Cuiabá, o grupo foi recebido com festa pelo povo, que levou a imagem, em procissão, até a igreja matriz, a Catedral Metropolitana de Cuiabá.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet