Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

PANTANAL COZINHA BRASIL

Chef pantaneiro revisita memória de infância e cria Maria Isabel com manga; fruta também virou drink

Foto: Reprodução

Chef pantaneiro revisita memória de infância e cria Maria Isabel com manga; fruta também virou drink
O subchefe da cozinha do Hotel Sesc Porto Cercado, Manoel Dias, foi responsável por usar a manga como acompanhamento da Maria Isabel, prato tradicional de Mato Grosso. A receita foi criada como parte da programação da 9ª edição do Pantanal Cozinha Brasil, que segue até 8 de outubro, em Cuiabá e Várzea Grande, com oficinas, workshops e degustações gratuitas. 

Leia também
Karola Nunes é indicada de MT e concorre a vaga em nova categoria do Prêmio Multishow


A Maria Isabel com manga foi servida no almoço de lançamento do evento, na segunda-feira (2), no Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé (104 km de Cuiabá). De acordo com o professor de gastronomia e curador do evento, João Carlos Caldeira, o Joca, o evento segue uma tendência mundial de valorização da comida afetiva, menos "gourmetizada" e com sabor. 

"Eu acredito muito na frase nada é tão ancestral e universal do que a relação do homem com o alimento e procuramos trabalhar isso no Pantanal Cozinha Brasil deste ano", disse.

Manoel nasceu e cresceu no Pantanal mato-grossense, onde aprendeu as receitas tradicionais com os familiares. Ele contou que a Maria Isabel com manga era servida pela mãe, que cortava a fruta logo depois de tirar do pé para servir. 

Quando foi desafiado a criar um prato com manga, Manoel explicou que revisitou a memória de infância. O resultado é uma mistura de sabores provocada pelo doçura da manga que contrasta com a carne seca, que é feita pelo chef. O processo de salgar e preparar a carne usada também para fazer a paçoca de pilão, socada por ele, também foi resultado dos conhecimentos que adquiriu com as receitas de família. 

Outros integrantes da cozinha também participaram do Concurso de Drinks, que elegeu a melhor bebida feita com manga, ingrediente do ano que será homenageado pelo Pantanal Cozinha Brasil. O drink vencedor foi o Manga Colada, criado por José Ednaldo e inspirado na Piña Colada. 



"Comida que conforta é o que importa"

O Pantanal Cozinha Brasil tem como tema "Comida que conforta é o que importa" e convida o público para participar de nove oficinas de confeitaria, harmonização de vinhos, cervejas e cafés, além de workshop de degustação de cervejas especiais da Louvada e queijos premiados da Quinta da Cartucheira. No Shopping Estação, em Cuiabá, degustações gratuitas também serão disponibilizadas. 

Além da presença de chefs renomados no Brasil, o Pantanal Cozinha Brasil também elege uma personalidade para ser homenageada. Nesta edição, o chef Fernando Marck, do restaurante Brasido, que fica no Shopping Estação, em Cuiabá, foi escolhido por conta da trajetória de dedicação à culinária regional. 

O evento é aberto à toda a população e reúne não só atividades práticas para profissionais da área e estudantes de gastronomia, como oficinas com chefs de cozinha de projeção nacional e regional, e uma ampla programação voltada para a sociedade em geral.

Chefs, especialistas na área, empresários do setor de alimentação e bebidas, produtores, gourmets e pessoas apaixonadas por culinária, vinhos, cervejas e temas ligados ao mundo da gastronomia, se encontram no Pantanal Cozinha Brasil.

Os convidados nacionais desta edição são os chefs Giovanna Grossi, do restaurante Animus, eleito entre os melhores de São Paulo; Enrique Paredes, que é peruano, tem restaurantes em Lima e comanda as duas unidades do Ama.zo em São Paulo; Pedro Godoy, do restaurante Arvo de Recife, eleito chef revelação, pela Prazeres da Mesa, neste ano.

Entre os chefs regionais, estão nomes de grande destaque e atuação como: Fernando Mack, Carlos Miranda, Marcus Alves, Jaque Candil, Marcelo Pudim, Paula Borges, Paulo Cruz, Elvio Resende e o fotógrafo especialista em Pantanal Amaury Santos.

O evento tem como missão fortalecer a cultura gastronômica de Mato Grosso e do Brasil, fomentar intercâmbio entre chefs de cozinha, trazer tendências da culinária, buscando a valorização da produção local e de nossa cultura e hábitos regionais.

Programação

A programação acontecerá simultaneamente em três lugares: Univag, Senac (Boa Esperança) e Shopping Estação, onde serão realizadas as oficinas de confeitaria, culinária e degustações. Os jantares magnos serão realizados entre 3 e 5 de outubro, no Mahalo, Brasido e Village. 

Detalhes e informações completas da programação, no site ou nas redes sociais. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet