Olhar Conceito

Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Notícias | Música

O mormaço severino

Banda cacerense lança clipe inspirado na realidade dos artistas independentes e invisibilizados

Foto: Maria Reis

Banda cacerense lança clipe inspirado na realidade dos artistas independentes e invisibilizados
Inspirado no contraste entre os sonhos e a realidade de artistas das periferias do Brasil, que são invisibilizados, a banda mato-grossense O Mormaço Severino lançou o clipe "Eu Quero Ver o pôr do Sol da Sete de Setembro" que acompanha o dia de um palhaço de rua, que representa um artista trabalhador do comércio da avenida Sete de Setembro, em Cáceres, onde o clipe foi filmado. 


Leia também
Secel oferece curso gratuito com 100 vagas para imersão no afroempreendedorismo; confira


À espera do horário do pôr do sol que anuncia o fim do expediente, o Palhaço busca não perder a ternura, apesar de encontrar hostilidade nas ruas, ele também reconhece o afeto entre os conterrâneos da banda O Mormaço Severino, nos palcos. 

O compositor da música, Rauni Vilasboas, contou que escreveu a letra em 2010, quando trabalhava em uma empresa de animação de eventos. Rauni lembra que acordava às 6h para se maquiar e trabalhar em um comércio da avenida Sete de Setembro. 

"Eu literalmente derretia, passava o dia inteiro sem poder coçar a cara. Ansiava pela chegada do pôr do sol, quando acabava o expediente. Por isso o pôr do sol na música é um símbolo do alívio, do sonho, da liberdade", relata o compositor e músico Rauni Vilasboas, que assina o roteiro do videoclipe com o diretor Leandro Peska.

A canção integra o álbum de estreia da banda nas plataformas digitais 'Cântico das ruas estreitas', lançado em 2021. Assim como o álbum, o videoclipe foi viabilizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), desta vez, por meio do Edital Audiovisual e MT Criativo. 



Cáceres e o realismo fantástico

Realizador audiovisual também de Cáceres, o diretor Leandro Peska destaca a inserção de imagens da cidade como um elemento importante na construção da narrativa do videoclipe de Eu quero ver o pôr do sol da Sete de Setembro, criando identificação.

As cenas foram gravadas no comércio A Nossa Loja, na avenida Sete de Setembro, na casa de eventos Espaço Bosque, também no centro da cidade, e nas ruas do bairro Vila Irene.

"O contraste entre a dureza do calor e da dificuldade financeira, a beleza do Pantanal, a melancolia de uma cidade centenária que se mantém viva na presença da natureza e no movimento criativo das pessoas que vivem aqui. Principalmente dos nossos artistas que tornam a vida mais suportável, ajudando a criar um imaginário sobre Cáceres que é muito singular", complementa.

Quem dá vida ao Palhaço é outro artista cacerense, o ator, formador de teatro, fã e amigo pessoal da banda, Ismael Diniz. A florista, personagem que desperta e personifica o afeto do protagonista, é interpretada pela vocalista da banda, Jheine Lima.

"Esse trabalho é muito especial pra nós, porque é o nosso primeiro clipe profissional, com equipe e recursos. Ele apresenta a história de uma canção muito querida pelo público e emblemática no nosso repertório. Já são 14 anos de banda e inúmeras dificuldades de fazer música autoral no interior de Mato Grosso, inclusive dentro da nossa própria cidade. E sabemos da importância que o audiovisual tem hoje na difusão musical", destaca a vocalista. 

O Mormaço Severino 

Banda de rock alternativo, O Mormaço Severino nasceu nos movimentos culturais das periferias de Cáceres, e vem defendendo a música autoral em Mato Grosso desde 2009. Na voz potente de Jheine Lima, as composições do também guitarrista Rauni Vilasboas expressam vivências nas ruas da cidade ribeirinha, histórica e universitária em sons melódicos e psicodélicos com regionalismos.

Somam aos vocais e guitarra, o baixo de Ronaldo Gonçalves, o teclado de Diego Vicente, a percussão de MC Fernandes e a bateria de Luis Guilherme. O Mormaço Severino é uma das atrações da 3ª edição do Festival Vambora, no dia 30 de setembro, na Arena Pantanal, em Cuiabá, com shows de Criolo e diversos artistas de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet