Olhar Conceito

Sexta-feira, 21 de junho de 2024

Notícias | Música

Castelo Rá-Tim-Bum

Aluna da UFMT regrava abertura e viraliza com quase 4 mi de visualizações: ‘compositor compartilhou’

Foto: Reprodução

Aluna da UFMT regrava abertura e viraliza com quase 4 mi de visualizações: ‘compositor compartilhou’
Com um vídeo em que regrava a abertura de “Castelo Rá-Tim-Bum” com pessoas aleatórias, a universitária Gabriela Bulhões, de 21 anos, chegou a quase 4 milhões de visualizações no TikTok em apenas dois dias. A publicação foi feita pela jovem, que é aluna do 5º semestre de Música na UFMT, na quarta-feira (30). 


Leia também
Na divisa com MT, produção de café amazônico especial, chocolate artesanal e vivência com indígenas


A ideia do vídeo surgiu por conta de uma atividade da disciplina Música e Tecnologia, que ela cursa na universidade, onde a gravação foi feita. Gabriela explica que nas aulas, os estudantes aprendem técnicas de edição de áudio e gravação.

“Um dos trabalhos deste semestre é produzir uma gravação musical ou de efeitos sonoros e eu tive essa missão para cumprir. No momento de escolher qual música ia gravar, pensei nos meus critérios, porque apesar de eu cursar Música, não sou cantora, minha área é o instrumento e o ensino musical, porque faço licenciatura”. 

A universitária, então, começou a pensar em músicas que poderiam funcionar na atividade proposta pelo professor da disciplina e se lembrou da clássica abertura de “Castelo Rá-Tim-Bum”, que foi um dos sucessos dos anos 90 no Brasil.  

"Então, meus critérios foram: ser uma música marcante, que tivesse um instrumental muito conhecido e que não exigisse canto. Foi quando me veio à cabeça a abertura de Castelo Rá-Tim-Bum, que tem vocal, mas são sílabas, a palavra mais longa que eles falam é ‘castelo’. Para mim era ideal e perfeito”. 

Há 15 dias, ela começou a gravação dos instrumentos e terminou a parte instrumental da música, como a ideia era gravar vozes, já que ela queria transformar o vídeo em conteúdo do TikTok decidiu sair em busca de pessoas que topassem participar. 

“Até porque na própria música tem vozes de homens e de mulheres, coisas que eu não conseguiria fazer sozinha com minha própria voz. O pessoal não recusou, eu explicava que era para um Tiktok, todo mundo topou tranquilo em 30 minutos a gente já fez tudo”. 

Apesar de o processo de gravação ter sido simples, Gabriela conta que, com a edição dos áudios, foi o oposto. Ela precisou de algumas horas. “Principalmente por causa dos instrumentos, a música tem um instrumental bem variado, tem muita coisa acontecendo. O que mais me cobrou mesmo foi o instrumental, que é uma coisa que nem aparece no vídeo, ficou mais focado nas vozes”. 

Depois de finalizar o vídeo, a universitária fez a publicação no Tik Tok, rede social em que acumula 39 mil seguidores e mais de 1 milhão de curtidas, além de outros conteúdos viralizados. O episódio em que o baixo da jovem começou a sintonizar rádios na região onde ela mora teve mais de 1 milhão de visualizações

Mesmo produzindo conteúdo para a plataforma com certa frequência, Gabriela se surpreendeu com a dimensão da repercussão que teve com a regravação da abertura de Castelo Rá-Tim-Bum. 

“Isso me ajuda muito nessa questão de dar certo ou não a questão do alcance. Nesse caso foi uma grande surpresa, porque realmente gostei do vídeo, me deu muito trabalho, esperava que tivesse algum alcance, mas não nessa dimensão. Foi uma surpresa para mim chegar tão longe”. 

A publicação chegou a ser compartilhada no Instagram por um dos compositores da abertura de Castelo Rá-Tim-Bum, André Abujamra, e pelo apresentador Marcelo Tas. 

“Hoje o próprio compositor da música compartilhou o vídeo, isso no dia seguinte da publicação, ou seja, um alcance extremamente rápido. Foi meu vídeo mais visto agora. Postei o vídeo na hora do almoço pensando que talvez na hora da janta teria umas 10 mil visualizações, mas foram quase 1 milhão nesse período”. 

A jovem brinca que muitas pessoas deixaram perguntas nos comentários sobre a nota que ela conseguiu tirar com a regravação. “Postei o vídeo ontem e a data de entrega é até o fim do semestre. Então, meu professor provavelmente nem viu, a não ser que tenha passado por ele nas redes sociais, mas eu não comentei. Não dá para saber se consegui nota, só no fim do semestre”. 
@gabrilhoes Castelo Rá-Tim-Bum marcou minha infância, então regravei a música de abertura para o meu trabalho de Música e Tecnologia na faculdade. #casteloratimbum #tvcultura #musica ♬ som original - gabrilhoes
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet