Em 1996, a atriz Dira Paes recebeu o primeiro prêmio da carreira no Festical de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato. Quase 30 anos depois, ela será a atriz homenageada da 21º edição do evento, que acontece entre 22 e 28 de outubro, no Teatro da UFMT. O lançamento oficial será realizado nesta quarta-feira (19), na sede do Instituto Inclusão, Cidadania e Ação (Inca), às 9h.
Leia também
Artista tem personagens inspirados em Cuiabá e telas com significado religioso: 'arte com propósito'
O Festival de Cuiabá está entre os principais festivais de cinema do Brasil, sendo reconhecido internacionalmente como formador de plateias e por ter revelado nomes importantes do cinema brasileiro, como Dira Paes.
Na época, a atriz foi premiada por interpretar a cangaceira "Dadá", no filme "Corisco e Dadá". Por sua performance dramática, Dira recebeu muitos elogios e adquiriu sua primeira de seis indicações ao Prêmio Guarani de Cinema. Ao longo dos 39 anos de carreira e 43 filmes – curtas e longas – no currículo, Dira Paes consolidou seu nome no cinema.
O tema do 21º Cinemato é "Pachamama", a Mãe Natureza, um mito presente na cultura de diversos povos sul-americanos e conclama uma reflexão contemporânea entre as imagens simbólicas, do cinema e das relações entre os seres humanos e a natureza, o feminino e o masculino.
A 21ª edição retorna à sua origem, sendo realizado na UFMT, por meio de um Convênio com o Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), tal como iniciou, onde as quatro primeiras edições foram realizadas por um Convênio Pluripartite 001/93, entre o Governo do Estado, a UFMT, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).
As inscrições para participar do 21º Cinemato começam a partir do dia 19 de julho, pelo site www.festivalcinemato.com.br