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Terça-feira, 15 de outubro de 2024

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dois dias

Panorama Setorial da Cultura Brasileira realiza oficinas gratuitas na Casa Cuiabana

Foto: Reprodução

Panorama Setorial da Cultura Brasileira realiza oficinas gratuitas na Casa Cuiabana
Com objetivo de estimular o planejamento de atividades dos atores do setor cultural, o Panorama Setorial da Cultura realiza dois dias de oficina na Casa Cuiabana, no Centro de Cuiabá, na quinta-feira (6) e na sexta-feira (7). O projeto realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal por meio da Lei Rouanet e 3D3 Comunicação e Cultura, coordenado por Gisele Jordão.


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Em 2012, o Panorama Setorial da Cultura ouviu e qualificou os dados de quem produz e investe em cultura no país, para a conclusão de sua primeira edição. Depois, investigou os consumidores de cultura, em 2014. Já em 2018, qualificou os dados dos difusores de cultura, divulgadores e pontos de distribuição.

Os resultados são peças fundamentais para organização e planejamento do setor cultural brasileiro. A indústria criativa está entre os mais dinâmicos setores do comércio mundial, segundo relatório lançado pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento. 

O projeto tem como objetivo principal disponibilizar informações de qualidade, pioneiras e inovadoras para o setor cultural, além de facilitar o planejamento de atividades dos atores dessa cadeia produtiva, ou seja, os agentes (artistas, produtores e fornecedores), viabilizadores (iniciativa privada e governo), difusores (pontos de distribuição de produtos culturais e divulgadores) e o público consumidor. Foi elaborado como um projeto de pesquisa de mercado, com recorte na economia da cultura. 

Veja a programação:

Oficina 1 - quinta-feira (6), das 13h às 17h

A cadeia produtiva da cultura e os resultados do estudo PSCB, com Gisele Jordão

Apresenta os principais dados da coleta nacional para o planejamento de ações culturais, seja no âmbito de produção artística, seja na dimensão de políticas culturais. Procura sensibilizar para a importância do planejamento estratégico no desenho de ações culturais, atualizado após a crise mundial de COVID-19. Público alvo: artistas, produtores, distribuidores, divulgadores, agentes viabilizadores, estudantes universitários de produção cultural, artes, comunicação, administração, fornecedores, imprensa, difusores digitais de cultura e interessados em geral.

Oficina 2 - sexta-feira (7), das 9h às 12h 

Oficina de Produção, com Cao Quintas

Procura favorecer o entendimento do planejamento e desenvolvimento de projetos culturais. Modelar projetos culturais e a adequação do produto cultural a editais públicos e privados. Público alvo: produtores de atividades culturais, gestores de bens e atividades culturais, estudantes universitários de produção cultural, artes, comunicação, administração e demais ciências humanas, artistas, fornecedores e interessados no tema.

Oficina 3 - sexta-feira (7), das 13h às 16h 

Distribuição e divulgação de atividades culturais, com Roberta Iahn

Planejar e executar a comunicação de projetos culturais. Entender como a difusão das artes constrói, junto com a produção e com o consumo, os sentidos da cultura. Dimensionar a importância dos processos de comunicação na construção da produção e consumo culturais. Conhecer os fluxos de influência nas artes e as redes de comunicação operantes com seus públicos. Público alvo: agentes atuantes na divulgação e distribuição de atividades culturais, imprensa, gestores de equipamentos culturais, gestores de redes digitais da cultura, difusores digitais de cultura, assessores de imprensa e interessados no tema.  

Oficina 4 - sexta-feira (7), das 16h às 18h

Como pensam os viabilizadores da cultura, com Gisele Jordão

Conhecer as formas possíveis de viabilização de projetos culturais. Entender as práticas de investimento e atuação em cultura, os critérios que perpassam as decisões de investimento e patrocínio, além da avaliação dos resultados destes investimentos na percepção dos gestores e decisores de investimento em cultura. Público alvo: produtores, gestores e proponentes de projetos culturais, investidores da iniciativa privada e governo, gestores e decisores de investimentos em cultura.  

Portal do projeto - http://panoramadacultura.com.br/
 
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