Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cuiabá 300 anos

Museu de arte sacra

Padroeiro dos pobres: São Benedito ganha exposição com peças de cerâmica em Cuiabá

Foto: Reprodução

Padroeiro dos pobres: São Benedito ganha exposição com peças de cerâmica em Cuiabá
A exposição "Ele é negro, ele é santo, é bonito, viva São Benedito", será inaugurada neste domingo (25), a partir das 10h, no Museu de Arte Sacra, em Cuiabá. As obras em cerâmica da artista Rosylene Pinto, homenageiam o santo que é conhecido como padroeiro dos negros, dos cozinheiros e dos pobres. 

Leia também
Capital Inicial faz show de 40 anos de carreira na Musiva e Pop House tem arraiá no final de semana


Por meio de técnicas tradicionais e contemporâneas de cerâmica, as esculturas representam o santo em diferentes expressões, mostrando a sua presença marcante na cultura brasileira. De acordo com Rosylene Pinto, a exposição reflete ainda uma relação pessoal com São Benedito, que dá nome ao seu pai, também devoto do santo. 

“Todas as noites meu pai sentava na cama e rezava antes de dormir ao lado de uma grutinha de São Benedito. Também tenho uma relação muito forte com o santo, morei perto, fiz a primeira comunhão e me casei na igreja de São Benedito. Essa mostra é um projeto de devoção, fé e expressão cultural que retomo com muita satisfação”. 

Para o coordenador de exposições do Museu de Arte Sacra, Marcos Gontijo, a sensibilidade artística de Rosylene, aliada à sua conexão pessoal, traz à exposição profundidade e autenticidade únicas. Gontijo salienta também a importância da mostra para a reflexão sobre a diversidade étnica e religiosa na construção da identidade nacional. 

“A exposição celebra a herança cultural afro-brasileira e destaca a necessidade de valorização e reconhecimento de figuras negras influentes em nossa história. Os visitantes terão a oportunidade de se conectar com a história de São Benedito e aprofundar seu conhecimento sobre a sua relevância na cultura afro-brasileira”, ressalta. 

A exposição fica em cartaz até 8 de outubro deste ano. A visitação pode ser feita de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h, por R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet