O Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebe a segunda edição da exposição “Bio” a partir da próxima terça-feira (30). A mostra tem curadoria compartilhada entre Ruth Albernaz, Livia Bertges e Thaís Magalhães, e explora o tema da biodiversidade sob a perspectiva feminina.
Leia mais
Geoparque de Chapada dos Guimarães é retratado em série documental
Buscando refletir sobre o tema proposta, Ruth Albernaz convidou as artistas Domingas Apatso, Naine Terena e Thaís Magalhães para participarem da exposição, além de trazer obras selecionadas de mulheres do acervo permanente do MACP.
Ao todo, são 21 artistas mulheres que fazem parte do acervo do museu e estarão na exposição. São elas: Almira Reuter, Andréa Antonon, Anna Amélia Marimon, Conceição Freitas, Dalva de Barros, Dirce Nestor, Dona Joana e Domingas, Edonita Sucena, Elieth Gripp Mellado, Ignez Corrêa da Costa, Joana da Silva, Lara Matana, Magna Domingos, Marlene Kasarin, Marta Catunda, Mary Slessor, Osvaldina dos Santos, Regina Penna, Regina Silveira, Rosylene Pinto e Vitória Basaia.
A exposição "Bio" demonstra a potência da vida que passa pela memória, pelos modos de vida e pelos sonhos de um futuro generoso. A exposição traz ao público o contato entre materialidades e linguagens variadas, com pinturas, instalações, gravuras, cerâmicas e poemas. Privilegiar as culturas indígenas, as mulheres artistas do acervo permanente do Museu e as artistas contemporâneas é uma forma de celebrar a vida e a resistência nos espaços de Arte.
O MACP é um museu vivo, em constante movimento, e que está de portas abertas para a comunidade acadêmica e sociedade externa, e tem buscado cada vez mais, na forma de editais, Ateliê Livre, oficinas, rodas de conversa, integralizar e potencializar a discussão sobre arte e cultura para além da academia.
Bio vem para coroar esse momento, numa proposta que trata de um tema sensível e importante, sob a luz do olhar feminino, gerando reflexões únicas e reverberantes.
Serviço
Abertura da Exposição Bio
Local: Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT
Quando: 30 de maio (terça-feira)
Horário: 18h30
Entrada: gratuita