A história do mato-grossense Maurício dos Santos, de 16 anos, ficou nacionalmente conhecida após ele vencer uma prova de 400 m rasos correndo descalço no Brasileiro de Atletismo sub-20, na última sexta-feira (7). Natural de Araputanga (a 338 km de Cuiabá), o jovem revelou não ter condições financeiras para custear a sapatilha própria para os treinos de atletismo.
Leia também
Com rasqueado sobre tradição cuiabana e Pantanal, Vera e Zuleika imortalizam cotidiano em músicas autorais
No Instagram, onde se apresenta como "Bolt mato-grossense", Maurício explicou que calça 47, o que encarece ainda mais o valor da sapatilha. Depois das imagens dele vencendo a prova descalço viralizarem nas redes sociais, o mato-grossense ganhou um kit de treinamento da Puma.
"Foi uma loucura, estou muito feliz. Realmente não tinha condições de ter sapatilha e corri descalço. Dei o meu máximo, me esforcei. Espero evoluir em cada campeonato. Agradeço a todo mundo que está me ajudando", contou em entrevista à TV Atletismo.
Apesar de ter vencido a prova com 51:36, Maurício não conseguiu tempo para se classificar para a final da prova no torneio de atletismos que está acontecendo em Cascavel (PR). O mato-grossense vivia na zona rural de Araputanga, e se mudou para a cidade com a família quando começou a demonstrar interesse em ser velocista.
Antes, ele ajudava o pai trabalhando como pedreiro. Maurício começou a estudar em período integral e conseguiu se dedicar ao atletismo com ajuda do projeto social da Associação dos Pais e Amigos do Desporto de Araputanga (APADA).
Além da sapatilha, o jovem também tem dificuldade em conseguir as roupas usadas no treinamento. Uma
"vaquinha" virtual foi criada para ajudar o atleta a comprar os equipamentos necessários e custear as viagens para campeonatos.