Com inspiração no cotidiano e centrado no autoconhecimento, a escritora mato-grossense Sarah Caroline de Deus Pereira lança o segundo livro de poesias "Faces de Mim", nesta sexta-feira (31), na biblioteca do IFMT, no Centro de Cuiabá, às 18h. A obra foi publicada pela Editora Minimalismos, de São Paulo, e traz como tema central o autoconhecimento.
Leia também
Filme inspirado em urso que comeu cocaína e 2ª temporada de série sobre Sílvio Santos estreiam
De acordo com Sarah, as poesias refletem sobre os relacionamentos e as expectativas que envolvem a vida. Ela afirmou que espera despertar emoção genuína nos leitores com os poemas.
“A obra está repleta de poemas que acolhem, bendizem e demonstram a vulnerabilidade de ser humana. O livro retrata os meus gostos, algumas inclinações, alguns padrões de comportamento e os sentimentos que vivenciei durante essa experiência agridoce que é viver”, avalia.
A escritora explica que a escrita sempre esteve presente na vida dela, pois é uma forma de expressar seus sentimentos de maneira mais clara e explícita. Ela relembra que, no início, teve um importante incentivo de uma das professoras do IFMT
“Foi justamente no IFMT-Cuiabá, no Campus Octyade, em 2003, que comecei a escrever as minhas primeiras linhas poéticas por intermédio da professora Valnir Helena”, disse.
Sarah também destaca Adélia Prado, Cecília Meireles, Florbela Espanca e Cora Coralina como inspirações literária. Para ela, as poetisas conseguem expressar de forma singular seus sentimentos. Para publicar o livro, ela se inscreveu em uma seleção de obras inéditas da Editora Minimalismos e foi selecionada.
Esse é o segundo livro de poesia da escritora: “O primeiro foi lançado pela Editora Giostri, de São Paulo, intitulado ‘Verso-subverso: meus amores manifestos’ que tem uma áurea mais romântica e discorre sobre os meus afetos. Em contrapartida, essa minha segunda obra ela é mais plural, por isso o título “Faces de mim”, são retratos de mim, que inclusive, eu até trabalho em terapia”.
Futuro literário
Sobre seus planos futuros para a escrita, a autora revelou que tem um livro aprovado pela Editora Caravanas, de Minas Gerais. Intitulado “Todas as vezes que morri”, o romance terá uma tiragem inicial de cem exemplares físicos para o Brasil e também será lançado na Argentina.
O livro também terá versão em e-book e deve chegar ao público no final do ano, já que Sarah está com contrato de exclusividade com a Editora Minimalismos até agosto.
Ao ser questionada sobre dicas para novos escritores, Sarah orienta: “Confie na sua escrita, na sua história e nos seus sentimentos. Nada é mais expressivo do que aquilo que sentimos”.
Sobre a escritora
Sarah Caroline de Deus Pereira nasceu em Rondonópolis (MT) e tem 35 anos. É mestre em Direito, advoga na área civil, além de atuar como parecerista na área cível da Revista Jurídica do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Serviço
Lançamento em Cuiabá
Onde: biblioteca do IFMT, Campus Octayde Jorge da Silva - Rua Zulmira Canavarros, 95 – Centro.
Quando: 31/03/2023 às 18h.
Lançamento em Rondonópolis
Onde: “Luz da Mata – gelato e café” - Rua Dom Pedro II, 1824, Jardim Mato Grosso.
Quando: 08/04/2023 às 16h