Olhar Conceito

Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Notícias | Pelos Brasis

​Paraíso quase secreto

Pequena vila de pescadores recebe investimento bilionário para ser novo destino de luxo no Nordeste; veja vídeo

Foto: Pelos Brasis

Pequena vila de pescadores recebe investimento bilionário para ser novo destino de luxo no Nordeste; veja vídeo
Olá, viajantes. Hoje vocês vão conhecer um local paradisíaco que está prestes a “bombar” nos próximos anos. Estamos falando do povoado de Baixio (164 km de Salvador), no município de Esplanada, na Bahia, que há uma ou duas gerações era apenas uma minúscula vila de pescadores, que se formou com uma pequena migração de homens de áreas vizinhas à procura de trabalho.

 
Leia também:
Além da praia e Pelourinho, o que é que a Bahia tem? Chapada, cachoeira e até ‘Pantanal’

A localidade viveu ciclo de exploração de sal e de coco antes de começar a virar rota turística. O local, ainda pouco conhecido por turistas de outros estados, está em efervescente transformação, sob investimentos bilionários, e deve se tornar nos próximos anos destino de turismo de luxo no Nordeste brasileiro.
 


Conhecemos Baixio quase que “por acaso”, seguindo a linha verde, rodovia que percorre praias paradisíacas entre Bahia e Sergipe. Perto das badaladas Praia do Forte e Sauípe, o local está longe de ser uma praia saturada como as vizinhas, mas não é mais a rústica vila que já foi um dia. Com investimentos que rondam a faixa de R$ 3 bilhões para os próximos anos, a localidade vem recebendo obras de infraestrutura, capacitação de moradores locais e atraindo grandes redes de hotéis e resorts internacionais.
 

Os atrativos turísticos não são apenas as já conhecidas belezas naturais do litoral baiano. A poucos quilômetros da praia, espalham-se por Baixio poços e piscinas naturais de água doce verdes, azuis e translúcidas, bem como dunas de areia. Os locais são abertos para contemplação, nado e prática de esportes de aventura. A área com os atrativos turísticos foi adquirida pela empresa Prima Empreendimentos, gigante imobiliária, que tem investido em um projeto de longo prazo no local.
 
São mais de 6 mil hectares adquiridos pela empresa, que possui pousada e condomínios comerciais e residenciais. O acesso aos atrativos de água doce é adquirido junto à empresa. A praça do local foi reformada e o comércio da orla também. Está prevista a instalação de uma unidade do hotel Fasano e um resort de luxo Anantara. Pensado para ser rota de turismo de alto padrão em poucos anos, o local terá pista de pouso para aeronaves.
 

O crescimento está sendo planejado para que, mesmo no seu ápice, Baixio não fique saturado. O fato é que, em plena expansão imobiliária e atraindo redes de hotéis internacionais, a antiga vila de pescadores ainda preserva aura de local pouco explorado, de rara beleza natural. É uma dica imperdível para quem quer conhecer praias novas, e ir além do sal e sol do litoral. Em resumo, conheça Baixio. E de preferência, vá logo... depois não diga que não avisamos. 

Pelos Brasis é assinada pelos jornalistas Lucas Bólico e Isabela Mercuri. Acompanhe o projeto no InstagramTikTokYoutube e Spotfy
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet