Uma das épocas mais esperadas do ano está chegando e, finalmente, os brasileiros poderão aproveitar a folia de Carnaval com toda alegria e euforia. Para quem quer curtir as festas com tudo que tem direito, o ideal é começar a pensar nas produções dos looks carnavalescos.
Leia mais:
Produtora cria marca de 'arquinhos' divertidos para o Carnaval de 2023; confira
Lojistas e especialistas em moda apontam que as peças mais procuradas pelas mulheres são os vestidos fluidos e leves, shorts e blusinhas coloridas, além da busca por estampas que aumenta significativamente.
E o mercado de moda masculina também se prepara para atender esta época pois os homens também aproveitam o período para ousar nos looks, com shorts mais estampados e camisetas mais coloridas também, além dos acessórios como bonés, óculos, chinelos e outros.
Comerciantes estimam um incremento de 2 a 5% nas vendas neste período de Carnaval. Segundo pesquisas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), aproximadamente 14% da população deve cair na folia e a maioria representada por 53% ficará em Cuiabá, 32% pretende ir para cidades vizinhas da Capital (baixada cuiabana), 6% pretendem passar o período fora de Mato Grosso, 5% em outras cidades do Estado, e 4% ainda não sabem.
O núcleo de inteligência também constatou que o gasto médio no período será de R$ 286,00, o que representará um incremento de cerca de 2% no consumo quando comparado com mesmo período do ano passado.
Segundo a supervisora de lojas, Priscila Origa, o setor de moda feminina e masculina, deve ser um dos que terá melhores oportunidades de incremento, além de lazer, bebidas e comidas.
“Agora estamos em um momento de bastante expectativa, porque movimenta bastante o comércio, então temos a perspectiva de crescimento de dois a cinco por cento. As vitrines já estão mais coloridas, as mulheres buscam conforto e leveza, com estampas coloridas. Os vestidos, shorts, blusinhas ou cropped e as tradicionais camisetinhas são os itens mais procurados, fora os acessórios, como bolsinhas transversais, colares, e outros”, disse a gestora da loja Twenty Four Seven.
O empresário Junior Macagnam, head da marca de moda masculina Raphael Benetti, afirma que os homens também estão entrando na tendência do Carnaval em busca de roupas mais despojadas, confortáveis e autênticas.
“A gente percebe que a nova coleção de shorts e camisetas estampados está fazendo sucesso entre o público masculino. Homens geralmente buscam mais conforto e autenticidade nas composições. As peças mais procuradas por eles são shorts, bermudas de tecidos leves, camisetas básicas, além de acessórios, como chinelos, bonés e óculos”, falou.
(com informações da assessoria)