Olhar Conceito

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Música

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Premiado latino e reconhecido nacionalmente, Hamilton de Holanda é atração principal do 2º Festival Mato-grossense de Choro

Foto: Reprodução / Divulgação

Premiado latino e reconhecido nacionalmente, Hamilton de Holanda é atração principal do 2º Festival Mato-grossense de Choro
Bandolinista, improvisador e detentor de indicações internacionais, Hamilton de Holanda desembarca na capital para o 2º Festival Mato-grossense de Choro, realizado nos dias 16 e 17 de setembro no Sesc Arsenal, em Cuiabá. Ao lado de Holanda, o duo Eduardo Neves e Rogério Caetano compõe a lista de atrações do festival, que também promove oficinas, rodas de conversas e terá apresentação da Orquestra Cuiabana de Choro, Núcleo de Choro da Polícia Militar de Mato Grosso Márcia Oliveira e UFMT em cordas. Aos entusiastas do estilo musical, o Sesc preparou uma setlist no Spotify com um ‘Top 10’ do choro para aquecer os ouvidos e chegar afinado nos dias de evento. Escute aqui.


Leia mais: 
Programação do Galpão continua normalmente neste ano e novo espaço será escolhido para 2023

Nascido em uma família musical, o primeiro instrumento que Hamilton de Holanda tocou, aos quatro anos de idade, foi a melódica. Dois anos depois (1982), começou sua carreira profissional, aos seis anos de idade, como um prodígio do bandolim em um programa de TV nacional (Fantástico).

Hoje, como compositor, improvisador, líder de banda, a música do artista transcende os gêneros e encanta o público. A construção de sua obra transita pelo samba, com doses de jazz e muito choro.

Desta sensibilidade que acompanha o instrumentista desde criança, uma longa discografia foi produzida: seja suas próprias composições ou homenagens a alguns de seus ídolos. Ele lançou suas gravações em sua própria gravadora independente, Brasilianos, ou em parceiros mundiais como Universal, ECM, MPS, Adventure Music.

Holanda já dividiu o palco ou gravou com Wynton Marsalis, Chick Corea, The Dave Mathews Band, Paulinho da Costa, Chucho Valdes, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Joshua Redman, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, Richard Galliano e John Paul Jones. Bela Fleck, Stefano Bollani entre muitos outros.

Reconhecido por todo o país, já alcançou ares internacionais com a música. Em 2016, com o álbum “Samba de Chico”, conquistou o Grammy Latino de melhor instrumental. Cinco anos depois, em 2021, indicado a outro Grammy Latino de Melhor Álbum Instrumental, com Canto da Praya.

Além de assistir e se encantar com os concertos de Hamilton de Holanda, Eduardo Neves e Rogério Caetano os entusiastas do choro também poderão aprofundar seus conhecimentos nas oficinas ‘A Linguagem do Choro no Piano – Diálogos com a Música Atual’ e ‘Técnicas de Gravação no Estúdio de Bateria’.  
  
A participação é gratuita e as vagas para as oficinas são limitadas. Os interessados devem levar dois litros de leite ou dois quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados ao projeto Sesc Mesa Brasil, voltado ao combate da fome e desperdício de alimentos. 

O Núcleo de Choro da Polícia Militar, Márcia Oliveira e UFMT em Cordas também se apresentam no festival.
 
SERVIÇO 
 
2º Festival Mato-grossense de Choro 
Quando: 16 e 17 de setembro 
Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Centro Sul, Cuiabá – MT) 
 
16 de setembro 
Duo Eduardo Neves e Rogério Caetano 
18h – Oficina ‘A Linguagem do Choro no Piano – Diálogos com a Música Atual’ com Felipe Viegas; inscrições aqui 
18h – Oficina ‘Técnicas de Gravação no Estúdio de Bateria’ com Thiago Big Rabello; inscrições aqui 
19h Apresentações
Duo Eduardo Neves e Rogério Caetano
Orquestra Cuiabana de Choro 
 
17 de setembro 
17h30 Roda de conversa com Hamilton de Holanda, Eduardo Neves e Rogério Caetano (não precisa fazer inscrição) 
19h00 Apresentações
Núcleo de Choro da Polícia Militar de Mato Grosso
Márcia Oliveira
UFMT em cordas
Hamilton de Holanda Trio ‘Onde o Choro encontra o Jazz’ 
20h30 Roda de Choro com todos os artistas 
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet