Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

BOA NOVA

Secretaria aprova projeto de revitalização de Centro Histórico de Vila Bela

Foto: Guilherme Filho - Secom/MT

Vila Bela da Santíssima Trindade já foi a capital de Mato Grosso e guarda uma riqueza cultural incomparável

Vila Bela da Santíssima Trindade já foi a capital de Mato Grosso e guarda uma riqueza cultural incomparável

O Centro Histórico de Vila Bela da Santíssima Trindade vai ser revitalizado. A Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Coordenadoria de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, sinalizou positivamente pela recuperação do Palácio dos Capitães Generais e restauro de imagens sacras. Além disso, será criado um pórtico na entrada da cidade e será feita a recuperação de calçadas, um plano de mobilidade urbana e será dada atenção maior às ruínas da Igreja do Carmo.

Foi o deputado estadual Antonio Azambuja (PP) que apresentou uma indicação em março deste ano, ao governador do Estado Silval Barbosa (PMDB) e à secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, apontando a necessidade da revitalização do Centro Histórico de Vila Bela da Santíssima Trindade, localizada a 540 km a oeste de Cuiabá, fronteira com a Bolívia. Janete confirmou por ofício a aprovação do projeto.

Antonio Azambuja falou da importância do município. "Devemos entender a importância histórica desse conjunto que já é tombado como patrimônio federal e que faz parte da vida do município e da memória de todos mato-grossenses”, explanou. Vila Bela conta com diversos casarões e ruínas, aos quais ao longo do tempo vem sendo deteriorados pela falta de conservação, como exemplo as ruínas da antiga Matriz, considerada símbolo da cidade.

Para Azambuja a revitalização do Centro Histórico, além de ser importante economicamente é um instrumento de resgate da identidade cultural local, além de garantir a continuidade das manifestações culturais e a melhoria de vida da comunidade e a garantia do exercício da memória e da cidadania.

História

Primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade foi fundada em 19 de março de 1752, pelo Capitão Dom Antônio Rolim de Moura, que chegou à região com ordens régias para instituir o governo da Capitania de Mato Grosso, desmembrada da Capitania de São Paulo. Vila Bela foi escolhida especialmente para a instalação da primeira capital mato-grossense, com projeto elaborado em Portugal.

Capital de Mato Grosso de 1752 a 1820, Vila Bela da Santíssima Trindade teve grande destaque político e econômico, garantindo a expansão e preservação do território fronteiriço. A partir de 1820, dividiu com Cuiabá a administração provincial. Foi o ano da descentralização política e Vila Bela passou a denominar-se cidade de Mato Grosso.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet