Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Perfil

Giovanna Robatini

"A menina do circo do TikTok", cuiabana viraliza compartilhando vida circense para mais de 4 milhões de pessoas

Foto: Arquivo Pessoal

“Somos uma família levando arte e alegria para outras famílias”. A frase é de Giovanna Robatini, cuiabana de 18 anos que viralizou nas redes sociais após compartilhar conteúdos sobre sua rotina vivendo no circo junto com sua família. Nascida e criada em cima dos palcos e embaixo das tendas, Giovanna faz parte da sétima geração circense dos Robatini, e atualmente soma mais de 4 milhões de seguidores entre TikTok e Instagram. A multidão de fãs surgiu quando a jovem artista decidir postar seu dia a dia de viagens, espetáculos, ensaios, estudos e apresentações. “Eu postei um vídeo mencionando que vivia no circo, e viralizou”.

Leia mais: 
Mestre Cervejeira cuiabana desembarca em Porto Alegre para ser juíza da maior competição da América Latina

Após o viral, Giovanna percebeu que o público tinha demasiada curiosidade e interesse em saber os detalhes de uma rotina circense, especialmente porque ela mora com sua família em cima dos palcos e embaixo das tendas, rodando o país dentro de motorhomes.



Giovanna e sua família fazem parte da sétima geração circense dos Robatini e ela começou nos palcos quando tinha apenas dois anos de idade. A vontade de entrar para a vida na arte aflorou muito cedo, pois ela via seus pais se apresentando e, consequentemente, foi tomando gosto. “Então eu comecei nos palcos com dois aninhos, mais ali como palhacinha”.

Mas foi apenas quando ela completou oito anos de idade que fez sua primeira apresentação solo, com os bambolês. Depois disso, a paixão que já carregava se tornou objetivo, sonho e meta: a de viver, crescer e se especializar cada vez mais.

Tinha tudo para ser apenas uma garota que iria seguir os passos da família, se não fosse o viral no TikTok. Após compartilhar um pouco da sua rotina como artista circense, ela viu sua vida mudar, e hoje administra páginas nas redes sociais que, somadas, têm mais de 4 milhões de seguidores.
 


Os conteúdos que Giovanna partilha mostram sua rotina de treinos, ensaios, apresentações, estudos “e como funciona tudo isso”. Inclusive, ela faz questão de desmentir vários mitos que comumente são repercutidos por àqueles que não têm conhecimento sobre o circo.

Em um dos seus materiais, ela fez a dinâmica “Mito” versus “Verdade”, para esclarecer aos seus seguidores a realidade do dia a dia que leva. A primeira pergunta que respondeu foi se todas as pessoas da mesma família são obrigadas a trabalhar juntas no circo.

“Não gente, ninguém da minha família é obrigada a trabalhar aqui no circo. Isso acontece de uma forma bem natural e a gente só trabalha aqui se quiser”, explicou.

Ela quebrou o mito também de que as famílias circenses não podem ter muitos filhos: “gente totalmente mito, pode ter quantos filhos quiser, desde que a pessoa cuide”, disse.

Ainda desmistificou sobre a impossibilidade de os integrantes do circo estudarem. “Mito galera, dá para estudar sim”, explicando ainda que ela estuda em diferentes escolas, conforme os lugares que a caravana da família se estabelece. “Cada cidade que o circo passa, a gente estuda em uma escola diferente”.

São esses tipos de perguntas que Giovanna responde diariamente aos seus seguidores, que “entupidos” de curiosidade, lhe enviam diversas questões s dos mais variados temas sobre o circo. Talvez por isso, o viral.

Ela que sempre teve facilidade para lidar com o público físico, por conta do circo, contou que sentiu dificuldades de tratar com os seguidores do universo digital.

“Depois que comecei na internet e a ganhar muita visibilidade, é claro que veio um público diferente e eu tive que lidar de maneira diferente”. Diferente porque, no início da empreitada nas redes sociais, várias pessoas proferiram comentários maldosos. “No começo eu lidava muito mal com isso, tinha muita dificuldade”.

Superados os primeiros baques oriundos das palavras preconceituosas e maldosas, Giovanna se acostumou e aprendeu a tratar com seu público e, hoje, “é muito melhor pra mim”. Melhor porque, agora, “muita gente já veio relatar que mudou totalmente a visão que tinha sobre o circo depois que viram meus vídeos”.

Essa mudança de perspectiva que as pessoas foram desenvolvendo por meio dos vídeos “é muito gratificante”. Com isso, Giovanna contou que pretende continuar crescendo cada vez mais, com intuito de que uma ideia floresça na visão do público que, leigo, desconhece a rotina circense.

Tal ideia está sendo concebida conforme Giovanna vai produzindo mais conteúdos e compartilhando ao seu público. A importância disso, conforme explicou, enfraquece atitudes preconceituosas e comentários maldosos que os desconhecidos desse universo proferem.

“Sim, já sofri (preconceito). Tem alguns episódios, quando a gente fala que é do circo, as pessoas te olham de maneira diferente, as vezes falam coisas que não são legais”.

“Então isso é muito gratificante, pretendo continuar crescendo cada vez mais para que essa ideia floresça na cabeça de mais pessoas: de que somos uma família levando arte e alegria para outras famílias”, acrescentou.

Estabelecida como artista circense com apenas 18 anos, Gi sonha alto. Ela tem vontade de trabalhar em circos fora do país, como alguns de seus primos já fizeram quando passaram temporadas em grandes circos nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo.

“Acho isso muito legal, bacana e tenho muita vontade de fazer isso. Na minha carreira relacionada ao circo, essa é minha maior vontade”.

Seja por desconhecimento ou até mesmo medo de começar, muitas pessoas perdem oportunidade de conhecer de perto as atividades do circo, mas ainda assim têm vontade. À essas pessoas, Gi fez uma breve indicação.

 “Não desistir, ser bastante persistente porque não é fácil quando você quer aprender uma apresentação, tem que se dedicar bastante. Mas, para quem quer começar, aconselho procurar uma escola de circo, isso ajuda muito quando você quer entrar”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet