Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Literatura

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Escola municipal ganha espaço literário organizado com material reciclado e incentiva leitura de estudantes e comunidade

Foto: Jorge Pinho

Escola municipal ganha espaço literário organizado com material reciclado e incentiva leitura de estudantes e comunidade
Espaço literário organizado com material reciclado, com obras de autores mato-grossenses, “Cantinho Cuiabano”, lugar para contação de histórias e um pequeno teatro têm incentivado a leitura e mobilizando estudantes, equipe gestora e toda comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Orzina de Amorim Soares, que atende 665 alunos, da Pré Escola ao 5º ano, no bairro Jardim Vitória. Para o diretor, José Paes, o projeto cumpre importante papel para o desenvolvimento educacional da comunidade, que, carente e de cultura diversificada, não possui o hábito da leitura como parte do cotidiano.

Leia mais: 
Jornalista cuiabana lança livro de contos sobre memórias insólitas de quando viveu em posto de combustível

A iniciativa que conta com o apoio de todos os profissionais da unidade escolar tem o objetivo de despertar o gosto pela leitura nos estudantes e na comunidade. Todos os materiais utilizados na montagem do espaço foram reaproveitados com móveis e caixas, organizados pelos profissionais da escola.

A escola já possuía projetos literários voltados para o incentivo da leitura, como, por exemplo, “A Mala Viajante”, que disponibiliza livros de literatura infantil periodicamente para que os estudantes leiam em casa com a participação da família.

Para atingir esse objetivo, a coordenadora da escola, Suênia Silva Santos disse que se utiliza uma maleta decorada onde se colocam os livros previamente escolhidos pelos professores de acordo com a faixa etária das turmas.

Engajada nas ações de incentivo à leitura, a escola optou, então, por ampliar as iniciativas de acesso à literatura com um espaço dedicado aos alunos. O projeto de um espaço especialmente para a leitura foi abraçado pela equipe gestora, comunidade interna da escola e a comunidade escolar. Agora, os estudantes podem se dedicar á leitura em um local preparado para isso.

A professora Maria dos Santos Ribeiro destacou a importância da leitura para a alfabetização dos estudantes. “A ambiência adequada favorece o processo ensino aprendizagem e podemos observar os resultados na sala de aula. As crianças tiveram um ganho na alfabetização com os projetos de incentivo à leitura”, disse.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet