Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

A Batalha de Shangri-Lá

Exibido na Inglaterra, EUA e Noruega, filme rodado em MT chega aos cinemas em breve; veja trailer

Foto: Camila Solé

Exibido na Inglaterra, EUA e Noruega, filme rodado em MT chega aos cinemas em breve; veja trailer
Filme brasileiro, "A Batalha de Shangri-Lá" chega aos cinemas em 11 de agosto com trama de suspense e tragédia que aborda temáticas atuais que precisam de maior diálogo na sociedade, como violência familiar e social, intolerância quanto a sexualidade e assuntos que são tratados como tabu. Produzido e rodado em Mato Grosso, o longa-metragem tem em seu elenco nomes conhecidos nacionalmente, como Gustavo Machado, Ingra Lyberato e Maria Ceiça, protagonistas do drama que tem Severino Neto e Rafael Carvalho como diretores. Veja trailer aqui. 

Leia mais: 
“O dedo de Deus: contatos mágicos na Serra do Roncador” é exibido nesta terça no Cine Teatro
 
No filme, João (Gustavo Machado) perde seu pai adotivo e inicia uma jornada pessoal para obter respostas sobre seu passado. Ele parte em busca de sua mãe biológica, que o abandonou há quase 40 anos, no interior do Mato Grosso. Em uma viagem por um Brasil profundo, ele conhece sua cidade natal e pessoas que fizeram parte do passado da mulher que procura, mas sem respostas muito claras.
 
O filme levanta temas atuais e urgentes, como a violência familiar e social, a intolerância quanto a uma sexualidade vista como tabu por uma parcela considerável da sociedade, entre outros assuntos relacionados.
 
 O personagem de Gustavo Machado é fruto de uma violência sexual contra uma pessoa LGBT, conhecida como "estupro corretivo", que ocorre quando um heterossexual violenta uma lésbica para que ela se torne hétero (e em grande parte dos casos é praticado por pessoas muito próximas da vítima). Este é o primeiro filme brasileiro a ter como tema central este tipo de crime.
 
"A Batalha de Shangri-Lá" passou por diversos festivais no Brasil e no exterior, entre eles o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, LABRFF – Los Angeles Brazilian Film Festival (EUA), Manchester Film Festival (Inglaterra), Oslo Film Festival (Noruega, onde foi finalista na categoria drama), entre outros.
 
O diretor e roteirista Severino Neto escreveu a história quando tomou conhecimento sobre o "estupro corretivo", um crime chocante praticado contra mulheres lésbicas. Apesar de ocorrer com certa frequência, não é comentado na mídia. 
 
A angústia e incômodo causados diante do “estupro corretivo” o fez escrever e dirigir o longa. Tais situações são retratadas no filme com sutiliza, embora também se evidencie as nuances de Mato Grosso e as possíveis causas desse tipo de crime no estado. Para o diretor, esse tipo de estória possui poder de reflexão e repercussão, além da capacidade de tornar a questão mais conhecida.
 
 O filme foi produzido e filmado em Cuiabá, no Mato Grosso, com cerca de 80% da equipe vinda da cidade. Os diretores Severino Neto e Rafael De Carvalho são atuantes no atual cenário de audiovisual da capital.
  
"A Batalha de Shangri-Lá" tem produção da Molera Filmes e Moro Filmes (que também é distribuidora do filme) e foi realizado com recursos do Estado do Mato Grosso, através da linha de Co-Investimento do Fundo Setorial do Audiovisual / BRDE / ANCINE.
 
Serviço:
Filme "A Batalha De Shangri-Lá"
Estreia nacional: 11/08/2022
Direção: Severino Neto e Rafael De Carvalho
Elenco: Gustavo Machado, Ingra Lyberato, Maria Ceiça, Luciano Bortoluzzi, Andrade Junior, Laíze Câmara, Tatiana Horevicht e Ana Luiza Nunes.
Gênero: Drama / Suspense
País de Origem: Brasil
Duração: 99 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet