Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

veja como baixar

Prefeitura lança aplicativo com rotas e mapeamento turístico de Cuiabá: 'grande legado para o setor'

Foto: Ascom Cuiabá

Prefeitura lança aplicativo com rotas e mapeamento turístico de Cuiabá: 'grande legado para o setor'
A Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, lançou, na quarta-feira (15), o aplicativo Turismo Cuiabá. Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo no Google Play Store, Apple Store ou acessar o QR Code neste site (CLIQUE AQUI). Ao Olhar Conceito, o secretário da pasta, Zito Adrien, explicou o objetivo por trás da iniciativa: alavancar o setor turístico na Capital. 

Leia também:
'Viva o Feriado em Cuiabá' começa na quarta-feira com "Semana da Índia", eventos culturais, gastronômicos e artísticos espalhados pela capital

No aplicativo estão disponíveis informações sobre o mapeamento turístico da cidade, com roteiro completo da zona rural e urbana, além de gastronomia, rotas das igrejas, Centro Histórico, rotas das cervejas artesanais, rotas dos balneários, pesca esportiva, eventos que constam no calendário da cidade e outros. No total, são mais de 600 estabelecimentos cadastrados de diversos segmentos. 

À reportagem, Zito disse que a ferramenta, criada por servidores de informática da Prefeitura de Cuiabá, conta com a parceria de restaurantes, hotéis, entre outros tipos de estabelecimentos. Para este fim de semana, por exemplo, durante a programa do “Viva o Feriado em Cuiabá”, alguns destes ofertarão descontos aos consumidores. 

“O aplicativo é o grande legado que o turismo vai ter daqui pra frente. Quando você clicar no QR Code, você vai ter o aplicativo, vai ter a aba do ‘Viva o Feriado em Cuiabá’, você tem os eventos, quais são os eventos durante esses quatro dias, você vai ter o comércio, quais são os comércios”, explicou Zito. 

Ainda conforme o gestor, os turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional Marechal Rondon também receberam informações sobre o aplicativo. O objetivo, ele conta, é acolher e situar tanto o morador local da cidade quanto os que vêm de outros municípios, estados ou países, em relação as opções de turismo e lazer na Capital. 

“Então o turista desceu aqui do avião, ele com essas informações, vai ter os totens com a leitura do qr code, em todos os lugares, nós vamos com tempo agora, nós vamos distribuir nas praças, nos lugares de turismo, nos hotéis, quer dizer todo mundo pode chegar e saber o que tá acontecendo”, acrescentou. 

‘Viva o Feriado em Cuiabá’

O projeto “Viva o Feriado em Cuiabá”, que tem sua primeira edição neste feriado prolongado de Corpus Christi, dia 16, terá o início das atividades com o festival “Semana da Índia em Cuiabá” . A iniciativa pretende focar nas folgas prolongadas que, praticamente, deixam a capital 'vazia'. A ideia é fazer com que a cidade se torne um local agradável para e com agenda comercial, cultural, gastronômica e turística. Eventos gastronômicos, feira de artesanato, apresentações, shows e recreação para criançada fazem parte do cronograma.

O início das atividades aconteceu na quarta-feira, no Sesc Arsenal com o prefeito Emanuel Pinheiro e o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, às 19h. Durante cinco dias da "Semana da Índia em Cuiabá", a população terá apresentações culturais, exposições culturais e artísticas sobre o país indiano e também sobre Mahatma Gandhi. Aulas gratuitas de Yoga, exibição de filmes e comidas típicas daquele país também estarão disponíveis.

 
Como parte da programação, será realizado evento gastronômico na Orla do Porto e também feira de artesanato, apresentações, shows e recreação para a criançada. Já na Praça da Mandioca, na sexta-feira (17), será realizada uma grande festa junina. E no sábado (18), ocorrerá o Samba da Mandioca. Ambos eventos serão realizados a partir das 17h com a previsão de término às 22h. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet