Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Literatura

EDITORA INSULAR

Doutor em comunicação social, professor Paulo da Rocha Dias lança o livro "Jornalismo e notícias falsas"

Foto: Reprodução / Ilustração

Doutor em comunicação social, professor Paulo da Rocha Dias lança o livro
Professor de jornalismo Universidade Federal de Mato Grosso, Paulo da Rocha Dias, lança livro sobre notícias falsas, “Jornalismo e Notícias Falsas: relações cordiais”, pela editora Insular. A obra já está disponível para vendas e, segundo Paulo, o trabalho surge como resultado de projeto de pesquisa vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA-UFMT). 

Leia mais: 
Doutora em História Social percorre MT em lançamento de livro que conta a saga da escravizada Joaquina Malheiros

O surgimento, as causas e os efeitos das notícias falsas na vida tanto dos indivíduos como da sociedade são as questões explicadas no livro, que é pioneiro nos estudos das relações entre o jornalismo e as “fake news”. 

“Trata-se de uma crítica ao jornalismo por se agarrar a três substantivos – objetividade, neutralidade e imparcialidade – e usá-los para enganar-se a si mesmo e aos leitores. A triste realidade é que a notícia falsa é filha legítima do Jornalismo, da História, da Política e da Comunicação Social, pois estes campos de saber e de atuação na vida cotidiana mentem”.  

Paulo da Rocha Dias é professor do curso de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso. Com vasta atuação na imprensa diária e no magistério superior, é bacharel pela Cásper Líbero, a primeira escola superior de jornalismo do Brasil.  

Depois, fez mestrado e doutorado em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo – UMESP – sob orientação do Prof. José Marques de Melo. É também bacharel em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no ensino e na pesquisa em jornalismo há vinte e cinco anos tendo já publicado seis livros, resultado de pesquisas desenvolvidas na UFMT. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet