Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Literatura regional

Pitaluga lança três obras sobre a história de MT nesta quarta-feira (24) na Casa do Parque

24 Abr 2013 - 15:50

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Divulgação

Pitaluga lança três obras sobre a história de MT nesta quarta-feira (24) na Casa do Parque
O ex-secretário de Cultura do Estado e historiador Paulo Pitaluga Costa e Silva lança na noite desta quarta-feira (24), na Casa do Parque, 3 obras literárias sobre a história mato-grossense: Estudo Bibliográfico da História, Geografia e Etnografia de Mato Grosso; Aleixo Garcia – O Homem e Mito e Erros e Mitos na História de Mato Grosso.

Autor de 27 livros, todos mergulhados na temática da história regional, desde 1999 Pitaluga vem coordenando a série “Publicações Avulsas”, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, com 80 títulos publicados, abrangendo reedições de obras, artigos raros e de difícil obtenção.

Estudo aponta que jornalismo literário amplia horizonte de leitores

A obra Estudo Bibliográfico da História, Geografia e Etnografia de Mato Grosso tem como co-autora Anna Maria Ribeiro F. Moreira da Costa, e está em sua 2ª edição, apresentando importantes estudos e dados a conhecer lançados nos últimos 17 anos.

Aleixo Garcia – O Homem e Mito conta a história de um soldado, marinheiro e aventureiro a serviço do Império espanhol que, por volta de 1523, quando os portugueses nem mesmo haviam fundado uma única povoação sequer no Brasil recém-descoberto, realizou a incrível façanha de ter sido o primeiro homem branco, europeu e cristão a expedicionar pelo centro da América do Sul, do litoral atlântico até os contrafortes da cordilheira dos Andes.

Começa hoje Semana Sesc de Leitura e Literatura

E Erros e Mitos na História de Mato Grosso analisa determinados erros marcantes na história do Estado, alguns que acabaram dando origem até mesmo a alguns impressionantes mitos, que se mantiveram incólumes e se consolidaram, como se tivessem os fatos realmente acontecido.

Os livros foram editados pela Carlini & Caniato Editorial. O lançamento ocorre nesta quarta (24), a partir das 19h, na Casa do Parque (próximo à entrada dos fundos do Parque Mãe Bonifácia).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet