Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

NO SÁBADO

Casa das Pretas MT receberá mutirão para retificação de nome e gênero para pessoas trans

Foto: Arquivo Pessoal

Casa das Pretas MT receberá mutirão para retificação de nome e gênero para pessoas trans
O Centro Cultural Casa das Pretas receberá neste sábado (28), entre 8h e 16h, mutirão para pessoas trans que desejam fazer a retificação do seu nome e gênero em suas respectivas certidões de nascimento. Essa ação foi iniciada pelo Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE-MT) com parceria do Coletivo Negro Universitário (CNUUFMT), Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM) e o Balcão da Cidadania. 

Leia mais: 
Criada para ocupar espaços, Casa das Pretas é reconhecida como protagonista em causas sociais pelo Prêmio Jejé de Oyá

Atualmente, a iniciativa está realiza o mapeamento de pessoas trans em Cuiabá e Várzea Grande que desejam fazer a retificação de seus respectivos nomes e gênero. Quem se interessar, deve entrar em contato com o Imune para mais informações.  

Para participar do processo no mutirão, as pessoas precisam ter os documentos e certidões exigidos pelo cartório para fazer a retificação da certidão de nascimento. “Junto à Defensoria Pública de Mato Grosso estamos orientando as pessoas interessadas a juntarem os documentos necessários para participarem do mutirão”, pontuou Melissa Cruz.  

Para a membra da Coordenação de Pessoas LGBTQIA+ do Imune, Melissa Cruz, a retificação do nome e gênero faz enorme diferença na vida das pessoas trans, bem como garante o direito à cidadania.  

“Para nós pessoas trans, em relação a mudança de documento, costuma ser um processo muito burocrático e ao mesmo tempo nos desmotiva a ir atrás da retificação por conta da transfobia que sofremos, também vai ajudar a não passarem mais por certos constrangimentos em situações do cotidiano que precisam apresentar seus documentos”, explicou.

Serviço: 
O que: Mutirão de Retificação de Nome e Gênero 
Onde: Centro Cultural Casa Das Pretas em frente a praça da mandioca. 
Quando: Dia 28 de maio 
Horário: 8h às 16h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet