Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Música

MÚSICA CONTEMPORÂNEA POPULAR

Do Pop ao Jazz, João Abrantes se apresenta em show no Manga Preta Rock Store

Foto: Pedro Ivo

Do Pop ao Jazz, João Abrantes se apresenta em show no Manga Preta Rock Store
Expoente regional da música contemporânea popular, João Abrantes, de 23 anos, se apresenta nesta quinta-feira (19) no Manga Preto Rock Store, às 20h. A entrada custará R$ 10. O repertório do artista contará com 19 canções autorais e 14 covers que vão de “Malandragem” à “Lanterna dos Afogados”. Ouça Abrantes no Spoty.

Leia mais: 
Humoristas locais se apresentam no palco do Malcom em noite inédita de Stand Up

Abrantes começou sua caminhada musical por volta dos 13 anos, quando seu irmão, que na época estava aprendendo violão, lhe apresentou algumas músicas. João se interessou e também quis aprender, mesmo que na época não levasse muito a sério a ideia de seguir carreira na música.  

Antes de definir que seguiria com suas composições, ele cursou Estatística na UFMT, mas não completou. Também iniciou Gastronomia, na Unic, sem finalizar. Já trabalhou com vendas de caminhão e em RH de empresas. “Trabalhei um pouco de tudo, nunca tive uma coisa que segui e a vida foi levando”. 

A vida foi levando e, por volta dos 20 anos, João levantou questionamentos sobre quais caminhos seguiria em sua vida. Na época, compôs algumas músicas e foi tomando gosto até apresentá-las para alguns amigos músicos. E assim ele iniciou sua inserção no mercado musical.  

“Foi em março do ano passado (2021) que comecei a movimentar minhas redes sociais e a querer gravar minhas músicas. Fui contemplado pelo edital Movimentar, que gravei meu primeiro EP, em setembro do ano passado. Lancei esse ano. Então minha trajetória ainda é pequena, comecei agora. Mas eu venho de um meio artístico em que estudei bastante. Estudo bastante harmonia”, disse ao Olhar Conceito.  

Mesmo sabendo das dificuldades para sobreviver de música na Capital, Abrantes gravou seu EP pela Sumac Records, com quatro canções em voz e violão, e buscou compartilhar mensagens que gostaria de refletir com as pessoas.  

“Aqui em Cuiabá a gente sabe que não é muito fácil pra isso, mas junto a Sumac estamos tentando trazer essa perspectiva para as pessoas de que nossa música regional é forte e vai prevalecer”, acrescentou.  

Abraçando composições da música contemporânea popular, João transita musicalmente entre diversos estilos. Com personalidade própra para compor, ele toca embasado nas inspirações que surgem em suas vivências, em livros que lê ou em histórias que compartilha com as pessoas.  

“Não tenho um estilo definido. Não toco só MPB, mas também não toco só um Rock, só um Jazz. Toco um monte de coisa. O que me inspira são minhas vivências, algum livro que li, uma história que compartilhei com alguém”.  

Com mais de 19 músicas prontas, Abrantes está trabalhando para que possa gravar todas elas. No repertório do show desta quinta serão 14 covers e dezenove autorais.  

“Eu gravei muito pouco, porque né?! Dinheiro. Mas eu tenho bastante música. Essas são só algumas, outras deixei de fora. Tem nossa banda também que estamos compondo algumas outras. Entao essa é só uma parte”, finalizou.  

Serviço:
O que: Show de João Abrantes
Onde: Manga Preta Rock Store - R. Eng. Ricardo Franco, 546 - Centro, Cuiabá - Praça da Mandioca
Quando: Quinta-feira (19) às 20h
Valor: R$ 10
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet