Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Cinema

NO CINE TEATRO

Antônio Sodré é celebrado no documentário 'Cuiabaratotal' com exibição nesta terça

Foto: Foto: Rafael Monteiro

Antônio Sodré é celebrado no documentário 'Cuiabaratotal' com exibição nesta terça
Auto-proclamado o “poeta da transmutação”, o saudoso Antônio Sodré, ou Sodrezinho, é homenageado no documentário “Cuiabaratotal” (MT, 2021, 30’), dirigido por Lidiane Barros & Protásio de Morais, atração presencial nessa terça-feira (10), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. A sessão integra o projeto “Encontros com Cinema” e a agenda de comemorações dos 80 anos da abertura do Cine Teatro Cuiabá, inaugurado em 23 de maio de 1942.

Leia também:
Cine Teatro Cuiabá celebra aniversário com programação especial em maio
 
A partir das 19h, os multiartistas André Balbino & Eduardo Ferreira, amigos e parceiros criativos de Antônio Sodré, fazem performance poético-musical no foyer do Cine Teatro, antes da exibição do filme. Classificação indicativa livre e entrada gratuita. A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.
 
Sobre “Cuiabaratotal”
 
Sinopse: Os passos e ações como que calculadas e comedidas, eram fachada do interior que guardava um turbilhão de ideias e planos de mudar o mundo. Antônio Sodré  (27/06/1959 – 19/02/2011) escrevia aforismos, crítica política, teorias e críticas literárias, problematizava a pintura, filosofava, escrevia poesias e se agigantava quando subia em palco. “Cuiabaratotal” é dedicado ao autodeclarado poeta da transmutação.
 
No documentário, amigos e parceiros de Antônio Sodré relembram vivências com Sodré e fazem comentários sobre a trajetória do multiartista, que passeava com desenvoltura entre poesia e música, tendo suas principais canções gravadas pelas bandas “Biniditus” e “Caximir”.
 
Os diretores do filme, Lidiane Barros e Protásio de Morais tiveram a chance de conviver com Sodrezinho. Com base em entrevistas com a família e amigos de longa data, construíram um documentário que realça o poder da palavra de Sodré, que foi essência para poesias e músicas. Também exaltam a contribuição de Sodré à literatura mato-grossense e à formação de leitores à frente da famosa banca que ocupou espaços no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso.

O documentário tem edição de Rosano Mauro Jr (que divide direção de fotografia com Protásio de Morais) e motion design de Marcelo Sant’Ana. Participam do filme artistas e pesquisadores como Amauri Lobo, Eduardo Ferreira, Anna Amélia Marimon, Mari Gemma de la Cruz, Luiz Renato, Maria Sodré, Marisa Camargo, André Balbino, José Sodré, Maurília Valderez, Neyres Taveira e Ramon Carlini.
 
Além do documentário, “Cuiabaratotal” é título do livro lançado pela editora Carlini & Caniato, editado por Ramon Carlini e organizado por Luiz Renato Souza Pinto, escritor e amigo de Sodré, com colaboração da filósofa Maurília Valderez. No documentário, Luiz Renato narra o processo imersivo a que se lançou para a pesquisa do livro.
 
“Depois do falecimento de Sodrezinho, dois de seus sobrinhos me chamaram para produzir um livro com os poemas dele. Aceitei de imediato e me mudei para o Pedregal. Morei por onze meses a duas quadras da casa dele. Ia lá diariamente. Foi quando me deparei com o extenso acervo do poeta, algo em torno de setenta cadernos de poemas e reflexões. Comecei a estudá-los e senti a necessidade de ajuda de mais alguém nessa empreitada. Convidei a professora Maurília Valderez e hoje esse livro é uma realidade”, assinala Luiz Renato.
 
Livro e documentário são resultado de projeto contemplado no Edital Mestres da Cultura da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso (Secel/Governo de MT/Governo Federal). O download do livro pode ser realizado de forma gratuita pelo site tantatinta.com.br/e-books/.

Sobre o Cine Teatro Cuiabá

O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 23 de maio de 1942 e desde então tem sediado grandes espetáculos cinematográficos, cênicos e musicais. A capacidade da sala de exibições é de 515 espectadores. O Cine Teatro Cuiabá está sob gestão da Associação Cultural Cena Onze, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em razão do Termo de Colaboração firmado com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em maio de 2016.

Acesse facebook.com/cineteatrocuiaba e instagram.com/cineteatrocba e saiba mais sobre a programação do Cine Teatro Cuiabá.
 
Serviço

O quê: Exibição do documentário “Cuiabaratotal” (MT. 2021. 30’), dirigido por Lidiane Barros & Protásio de Morais.  
Quando: Terça-feira, 10 de maio, a partir das 19h00, com performance poético-musical dos multiartistas André Balbino & Eduardo Ferreira.
Onde: Cine Teatro Cuiabá (a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá).
Quanto: Entrada gratuita

Mais informações: 65 2129-3848.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet