Disputar entre os melhores atletas do País e do mundo. Esse é o grande desejo do fisiculturista cuiabano, Gabriel Zaviasky, de 25 anos de idade. Em abril, após ser campeão na categoria Amador - Mens Physique e levar o título Overall do 1º Campeonato Estadual Mato-Grossense de Fisiculturismo, ele foi classificado para dois campeonatos nacionais.
Leia também:
Subcomandante de VG é bicampeão mundial de Jiu-jitsu e um dos criadores do Pedal da Guarda
“Foi o Campeonato Estadual aqui de Mato Grosso, organizado pela NPC [National Physique Committee], [onde] garanti vaga para o Arnold Brasil Amador e Mr Olympia Brasil Amador. Esses são campeonatos que quem ganha se torna profissional, o país todo disputa até atletas de fora”, contou ao
Olhar Conceito.
O atleta conta que nem sempre o fisiculturismo esteve em seus planos. Antes de se dedicar ao fisiculturismo, Gabriel cursava o oitavo semestre de direito. Em 2021, porém, ele decidiu largar a faculdade e se dedicar à seu maior sonho: se tornar um profissional de educação física e atleta profissional de fisiculturismo.
“Não podemos deixar nossa vida sem metas pois seremos como um navio à deriva no mar. Com o fisiculturismo aprendi a por metas e me desenvolver cada vez mais, pois aprendemos muito com esse esporte , principalmente em relação ao psicológico, [estamos em] constante aprendizado”, comenta.
Ao comentar as dificuldades, ele aponta a si mesmo. Segundo ele, não foi fácil abdicar da carreira em prol da paixão. Ele destaca que a decisão é difícil, requer coragem e não é para qualquer um. Entretanto, hoje em dia, conta, coragem é o que não falta.
“Quando me descobri e vi que [era] isso que queria para minha vida, tudo mudou. Antes poderia bater desânimo, algum cansaço, que atrapalhasse. Hoje em dia, esse amor e vontade de vencer me move para não falhar jamais”, enfatiza.
Nesse momento, ao fazer projeções para o futuro, ele ressalta que espera poder, em breve, competir com os melhores do mundo: “Daqui cinco anos quero ter conquistado meu Pro Card como atleta, disputando entre os melhores do país e representando nossa terra lá fora também, nível mundial.”