Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

a Personagens Negros

Protagonistas da Baixada Cuiabana são gratificados na premiação Jejé de Oyá nesta sexta-feira

Foto: Reprodução

Protagonistas da Baixada Cuiabana são gratificados na premiação Jejé de Oyá nesta sexta-feira
Divididos nas categorias de Gastronomia, Artes Visuais, Comunicação, Ciências, Literatura, Estética, Performances artísticas e físicas, entre outras, dez profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação serão congratulados na premiação Jejé de Oyá - Aos Personagens Negros, que acontecerá nesta sexta-feira (29), no Cine Teatro Cuiabá. Além deles, cinco personalidades negas da baixada cuiabana serão homenageados nesta edição.  

Leia mais: 
Segunda feira de adoção de animais na Praça Alencastro terá mais de 30 pets resgatados em Cuiabá

Na categoria Mídias Sociais, José Didier, o Xomano que Mora Logo Ali será o premiado. Pela Escrita Artística, a poeta e escritoria Luciene Carvalho receberá o prêmio. Em Alimentação e Gastronomia, a chef e proprietária da doceria Flor de Coco, Helaine Magalhães será premiada.  

Seguindo a lista, na categoria Estética da Identidade Negra, o salão especializado em cachos, Crisálida Cachos, dos três irmãos Soares, será premiado pelo protagonismo da estética negra.  

Em Comunicação e Jornalismo, o jornalista e proprietário do site RD News, Romilson Dourado será o premiado. Em Artes Visuais – Produto da Arte, o graffiteiro e artista plástico conhecido como Babu 78 ganhará o prêmio. 

Na categoria Destaque Afro-científico, a professora Cândida Costa será a premiada como protagonista em produção científica. Em Impacto Social, a Casa das Pretas receberá a gratificação por protagonismo nas causas sociais. Por fim, em Performance Artística, o artista Ivan de Belém será congratulado por protagonismo na classe artística.

As personalidades e identidades negras em destaque que receberão homenagem nesta edição de 2022 são: O capoeirista Mestre Ray Kintê, a empreendedora cultural e dona do mais tradicional bolo de arroz da capital, Dona Eulália; a professora e escritora Jacy Proença; o presidente da Unimed Cuiabá, Rubéns Carlos de Oliveira Júnior; e a sambista Semites Marques. 
 
Prêmio 

Colunista social destemido que, por 30 anos, enfrentou famílias tradicionais, políticas e lutou contra o preconceito racial e de gênero em Mato Grosso, Jejé de Oyá continua marcado no estado e na capital. E para comemorar sua memória e reconhecer outras personalidades negras contemporâneas, o ‘Prêmio Jejé de Oyá – edição 2022’ gratificará essas pessoas nesta sexta-feira (29), no Cine Teatro em Cuiabá.

O projeto é viabilizado por meio de emenda parlamentar atendida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e homenageará personagens negras de destaque social, bem como premiará profissionais que se destacaram em suas áreas.  
 
Para o idealizador da premiação, Jeferson Bertoloti, o propósito do prêmio Jejé de Oyá é de reconhecer as histórias dos muitos protagonistas da baixada cuiabana. 

O evento de premiação está marcado para o dia 29 de abril, no Cine Teatro Cuiabá, ocasião em que homenageados e premiados recebem a estatueta assinada pelo escultor Junne Fontenele Cardoso. 
 
O ‘Prêmio Jejé de Oyá – edição 2022’ é realizado pelo Instituto Cultural Casarão das Artes e produzido pela Bemtivi Academia de Arte com apoio da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB-MT. Sua viabilização conta com o fomento do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral. 
 
Serviço 
 
Prêmio Jejé de Oyá 
 
Premiação: 29/04, às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá 
 
Mais informações: 65 9 9982 2854 (Bemtivi Academia de Arte) 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet