Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

MILENA UREL

Apaixonada pela confeitaria, empreendedora desde os 13 anos comanda ateliê que vende bolos personalizados, docinhos e cupcakes

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Apaixonada pela confeitaria, empreendedora desde os 13 anos comanda ateliê que vende bolos personalizados, docinhos e cupcakes
Nascida em família de empreendedores, Milena Urel está inserida no mundo da confeitaria desde que tinha 13 anos de idade, quando olhava sua mãe fazer doces para a família. Logo ela percebeu sua afinidade com a cozinha e começou a vender bolos de pote na escola, para fazer um dinheirinho extra. Na faculdade de nutrição, Milena percebeu que não seguiria a carreira do curso, pois já tinha descoberto sua paixão e definido que seguiria empreendendo no ramo de doces. Foi assim que em 2017 ela criou um perfil de instagram para dinamizar suas vendas e, em 2021, construiu seu ateliê que funciona com encomendas de bolos de aniversário personalizados, docinhos e sobremesas em geral. Para o futuro, Milena pretende ampliar seu negócio e abrir um espaço físico que sirva a pronta entrega, no centro de Várzea Grande.  

Leia mais: 
Confeiteira desde os 13 anos, empreendedora prepara 10 opções de Ovos de Páscoa recheados; confira

“Comecei vender bolo aos treze anos fazia. Só bolos caseirinhos mesmo, para as tias para ter um dinheirinho extra e vendia bolo de pote na escola. E aí terminou o ensino médio, vendia bolo de pote também e comecei na faculdade”, contou. 

Na faculdade de nutrição, ela continuou vendendo os bolos de pote para aumentar sua renda extra até que começaram a surgir encomendas de bolos maiores. Diante da demanda, ela se adaptou para atender os pedidos e ficou quatro anos estudando e vendendo. Em 2016, inclusive, começou a entregar bolos a um buffet.  
Até que em 2017, depois de já ter percebido que sua carreira profissional seria empreendendo na cozinha, com a confeitaria, Milena criou um perfil de Instagram para dinamizar seu negócio e inseri-lo no mundo online, com intuito de atingir maior número de público comprador e aumentar suas vendas. 

“E aí eu terminei colei grau em 2019 e ai tive que escolher uma coisa só, né? O meu coração, minha alegria estava em fazer bolo, eu toda vida eu gostei de ficar dentro da cozinha”.  

Decidida, ela persistiu nos seus investimentos voltados para seu negócio e profissionalizou seu perfil de Instagram. Em 2020, com a pandemia, Milena assustou e pensou que tomaria um baque nas suas vendas. Pelo contrário, com os clientes “presos” em casa, as encomendas triplicaram e seu empreendimento passou por um aumento exponencial.  



“Achei que ia cair as vendas lá embaixo, mas triplicou. Aumentou por conta das vendas online que aí as pessoas só encomendavam pelo Instagram, 99% das minhas vendas são pelo perfil". 

Milena fazia seus doces, até então, na cozinha de sua casa que diante do grande aumento nas encomendas, ficou pequena e ela teve que se organizar para construir um lugar maior, que tivesse capacidade para atender toda demanda. Foi assim que nasceu o ateliê Milena Urel Confeitaria. Em um mês de alta nas vendas, o ateliê já chegou a vender mais de 180 quilos de bolo e mais de 600 docinhos. 

A identidade do negócio se expressa em seus bolos de aniversários personalizados conforme a ideia do cliente. Além disso, a massa usada na produção é autêntica. Conforme a empreendedora contou, a receita passou por um processo adaptativo até chegar ao equilíbrio que seu público almeja. Nem muito molhado para não escorrer, nem muito seco a ponto de esfarelar. O segredo da receita não foi revelado, mas Milena garantiu que é sucesso para o paladar da clientela.  

Com a ideia do cliente, Milena e o marido se organizam para o processo criativo dos bolos personalizados que podem ter três sabores, chocolate, baunilha ou red velvet decorados com “Chantininho”.    

“Meu esposo faz arte no computador, a gente manda pra cliente. Então, a pessoa consegue fazer um bolo personalizado do jeitinho que ela quiser, ela manda uma referência, fala as ideias que ela tem, a gente cria arte no computador, manda pra ela provar e aí produz o bolo”, disse.  

Com 22 opções de sabores no cardápio, os bolos se dividem em duas categorias. A tradicional, com sabores que vão de Beijinho de coco à brigadeiro de óreo. E os especiais, que tem de brigadeiro com Kit Kat à quatro leites com pedaços de chocolate branco.  

Há também as opções de docinhos, que são vendidos por centos. Beijinho de coco, brigadeiros belga, com amendoim, belga meio amargo, leite ninho e ninho com nutella fazem parte das saborosas variedades ofertadas. E não para por aí. Milena também serve Cupcakes, com quatro receitas diferentes e personaliza os famosos “Bento Cakes”, mas adaptados em tamanhos maiores. 

Sempre atenta às novidades e com a mentalidade empreendedora, Milena explicou que futuramente pretende abrir um espaço físico que atenda à pronta entrega e possa ofertar as mais variadas opções de doces, bolos e sobremesas. Para isso, ela tem se adaptado ao mercado acompanhando as novas tendências que constantemente são atualizadas no ramo da confeitaria.  

“Minha meta pro futuro é aumentar, começar com produtos de delivery, bolos de pote, copos da felicidade, docinhos mesmo. E abrir uma confeitaria em Várzea Grande no centro pra poder receber todo mundo”.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet