Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

Aniversário da cidade

Vendedor de baguncinha há 40 anos, seu Dalton começa a trabalhar às 05h: “me sinto parte do patrimônio cultural”

Foto: Davi Valle - Prefeitura Municipal de Cuiabá

Vendedor de baguncinha há 40 anos, seu Dalton começa a trabalhar às 05h: “me sinto parte do patrimônio cultural”
Quem vê seu Dalton de Souza há 40 anos fritando incontáveis hambúrgueres e fatias de bacon em sua tradicional chapa instalada na Praça da República, região central da cidade, talvez nem imagine que a “labuta” diária começa tão cedo. Ele é mais um anônimo espelhado pela cidade que faz manter viva a tradição do baguncinha com maionese temperada.

Leia também:
Emanuel sanciona lei que torna "baguncinha" e maionese temperada Patrimônio Cultural Imaterial de Cuiabá

Morador do bairro Planalto, o comerciante, que conta com auxílio da esposa, começa a preparação dos alimentos às 05h. Após o término da organização, ele segue em direção ao seu local de trabalho, iniciando as tarefas por volta das 08h, onde segue até às 19h, de segunda-feira a sexta-feira.

"Aqui é o meu lugar, eu sou feliz aqui. O prefeito sancionou a lei e eu me sinto parte do patrimônio cultural também. Me sinto orgulhoso, pois vem clientes de lugares distantes para experimentar o nosso lanche, diversos bairros, Pedra 90, CPA e até Várzea Grande", relatou entusiasmado, ao comentar a lei municipal que institui o baguncinha como legado da gastronomia cuiabana. A colaboração de seu Dalton, de fato, é notável. Ele produz em média 150 lanches por dia.

Ele conta que chegou ao município em meados da década de 1980, época marcada pelo crescimento exponencial da população. Desde então, escolheu a Rua 13 de Junho, umas das importantes vias de comércio, como seu posto de trabalho e segue atuando até os dias atuais.

Segundo Dalton, neste período, os estabelecimentos alimentícios eram predominantes, fator este que com passar do tempo, deu lugar ao mercado varejista em geral. "Comecei a trabalhar aqui em junho de 1984, a cidade ainda estava sendo descoberta, havia um córrego que passava pelo centro até a Prainha (Avenida Tenente Coronel Duarte), um ambiente tranquilo, de pouca movimentação de pessoas. Tinham muitos restaurantes e lancheterias aqui (Rua 13 de Junho). Mudou muito, não tem comparação", contou. 

Uma das conquistas mais importantes salientada pelo empreendedor é a regularização dos vendedores ambulantes de comida de rua oportunizada pela Gestão Emanuel Pinheiro, por meio da liberação dos Termos de Uso (TPus), dando legitimidade à categoria, além de manter a ocupação equilibrada dos espaços públicos no âmbito municipal. O documento é emitido pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

"Nós antes vivíamos correndo da fiscalização e isso acabou. A Prefeitura de Cuiabá nos ajudou e hoje está tudo certo, andamos tranquilo, sem medo. A secretaria nos deu jaleco, curso, fala com a gente pelo telefone, tudo legalizado, nada irregular", agradeceu. As informações são da assessoria de imprensa de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet