Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

IDENTIDADE REGIONAL

Série que resgata fatos históricos da capital, podcast “O Ouro de Cuiabá” será lançado nesta sexta-feira

Foto: Assessoria

Série que resgata fatos históricos da capital, podcast “O Ouro de Cuiabá” será lançado nesta sexta-feira
Série de audiodrama “O Ouro de Cuiabá” que será veiculado no Spotfy e Deezer em formato podcast, estreará na próxima sexta-feira (8). A proposta do projeto é resgatar curiosidades históricas que fazem parte da capital. Com objetivo de valorizar e ensinar as memórias, histórias reais e imaginárias sobre a cidade verde no século 18, o podcast visa também estimular o hábito da leitura e reforçar a identidade regional, podendo inclusive ser usado por escolas públicas e particulares como material didático.  

Leia mais: 
Conheça o Manga Preta Rock Store, espaço multicultural que agrega todas as vertentes da Arte Urbana em Cuiabá

 
O Deputado Estadual Suelme Fernandes e a jornalista Laura Meireles serão os apresentadores do programa. Uma live será realizada no Instagram, no dia do aniversário de Cuiabá, 8 de abril, para o lançamento de “O Ouro de Cuiabá”.
 
Historiador por formação, Suelme é um entusiasta da história de Mato Grosso e pontuou que o processo de pesquisa, locução e trilha sonora foi se formando junto a um sentimento de prazer por poder compartilhar com o público as histórias das raízes da capital.
 
Para marcar o lançamento do produto, uma live entre Suelme Fernandes e Laura Meireles será realizada no Instagram no dia do aniversário de Cuiabá (08), às 19h. No bate-papo entre o proponente do projeto e a jornalista, os espectadores poderão interagir com a dupla e saber um pouco mais da história da capital. 
 
“A primeira missa realizada no arraial, a mão-de-obra responsável pela extração do ouro, como esse metal era extraído, tudo foi feito para proporcionar uma imersão do ouvinte na Cuiabá dos anos de 1700. Disseminar e democratizar através da História Pública o acesso às informações fundamentais sobre a colonização de Cuiabá, destacando a participação de grupos étnico-raciais que formaram a sociedade cuiabana, é primordial”, disse Fernandes.
 
 
Para Laura Meireles, o projeto vem com objetivo de compartilhar conhecimento histórico com uma linguagem e num formato acessíveis.  Inclusive, o material produzido, segundo ela, poderá ser usado em escolas públicas e privadas, devendo ser incorporado à lista de materiais de apoio.
 
A história e cultura de Cuiabá são contadas em seis episódios e outras lendas do imaginário cuiabano também são apresentadas ao público. O projeto que foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc, da secretaria municipal de Cultura da capital.
 
 
SERVIÇO
 
Lançamento do audiodrama “O ouro de Cuiabá”
Onde? Live no Instagram @suelmefernandes @laurmeireles  @ourodecuiaba
Quando? Dia 08 de abril, às 19h
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet