Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

NASCIDO NA PANDEMIA

Conheça o Manga Preta Rock Store, espaço multicultural que agrega todas as vertentes da Arte Urbana em Cuiabá

Foto: Manga Preta

Conheça o Manga Preta Rock Store, espaço multicultural que agrega todas as vertentes da Arte Urbana em Cuiabá
Atitude, resistência, comportamento jovem, força e persistência. É assim que o idealizador do Espaço Cultural Manga Preta Rock Store, Lourivaldo Rodrigues, define o novo empreendimento multicultural em Cuiabá, voltado para agregar artistas que produzem arte urbana. Nascido durante a pandemia, em 2021, como uma loja de roupas de Rock, a razão do coletivo se expandiu e agora se tornou um espaço que promove eventos, shows, mostras audiovisuais, feiras, cursos e oficinas que movimentam a cena  artística na Rua Engenheiro Ricardo Franco, 546, no centro da capital, próximo à Praça da Mandioca.

Leia mais: 
Filme mato-grossense que relata impactos da pandemia sob a ótica da arte é lançado nesta quarta-feira


Lourivaldo trabalha com iluminação Cênica e percebeu, em 2021, que Cuiabá era carente de uma loja de camisetas especializadas em bandas de Rock. A ideia inicial de Manga Preta Rock Store era essa. Ser uma loja online especializada.

Em setembro, no Shopping Goiabeiras, Lourivaldo junto com sua parceira no negócio Tainara Araujo organizou uma exposição para tratar sobre o Setembro Amarelo. Na exposição, montou-se um universo do mundo do rock, com cenário, iluminação e apresentação das peças de roupas e percebeu que a ideia expositiva poderia seguir adiante. 

“Na pandemia. Eu trabalho com Iluminação Cênica. Tudo estava parado. Ai como banda de rock era algo q sempre curti. Pensei nessa possibilidade.  Porém, teria q ter um diferencial.  Camisetas de bandas qualquer um compra pela internet”, explicou Lourivaldo.

Mirando no diferencial, Lourivaldo pensou que a loja poderia se expandir para anteder outros ramos da arte. Foi aí que ele encontrou Tainara Araújo, que agregou ideias e propôs sugestões para o desenvolvimento do projeto como ele é hoje.

Enquanto procuravam um espaço físico para alocar a loja, Lourivaldo e Tainara encontraram o casarão no centro da capital, no final do ano passado. Lá, perceberam que poderiam fazer do local um movimento maior do que apenas a venda de camisetas.

No casarão, criaram um ambiente que remete ao universo e a cultura da arte de rua, do grafitti, do rock, do Hip Hop, da poesia, teatro, do audiovisual “dessa coisa da arte urbana”, pontuou Lourivaldo.

Foi aí que surgiu o Espaço Cultural  Manga Preta Rock Store. Foi montado e pensado para atender artistas que pretendem se expressar, apresentar e se manifestar de forma pouco burocrática, de fácil acesso e baixo custo.

“Eu definiria o espaço como multicultural de fácil acesso, principalmente aos artistas mais periféricos que tem trabalho voltado para a cultura urbana, o universo underground do Rock, Hip Hop, grafitti, do teatro de rua.  A gente está agregando essas pessoas. A poesia, a arte, enfim, tudo aqui que precisa de um espaço mais prático e objetivo que possam se manifestar a vontade, tranquilamente”, acrescentou.

No local há aproximadamente três meses, Lourivaldo reconhece a repercussão positiva que tem gerado na cena, englobando todas as vertentes da arte urbana, de rua.  Prova disso é a agenda recheada de programação de segunda à sábado, que vai desde batalhas de Rap a oficinas de literatura. 

Com toda a diversidade que Manga Preta agregou, Lourivaldo pensou que o ideal seria expandir as razões da casa, para uma ideia multicultural. “Ser um espaço que agregasse todos os valores artísticos da arte urbana”.

Importante lembrar que o espaço está, no momento, sem apoio governamental. Nem da secretaria de cultura do estado ou municipal. “Estamos funcionando único e exclusivamente com apoio dos artistas, que perceberam as condições do espaço para apresentar seus trabalhos”.

“Um espaço que acolhe esses artistas. Hoje acho que o Manga Preta é exatamente isso. Um pé da mangueira que acolhe, proporciona sombra e sossego”, finalizou.


Serviço: 
 
Manga Preta Rock Store

Local: Rua Engenheiro Ricardo Franco "rua de baixo" da Praça da Mandioca, número 546, Centro
Horário de funcionamento: 9h as 18h, em dias de envento no Espaço, até as 23h

Programação sujeita a alterações

Batalha de Rap - segunda-feira
Cena Literária -   terça-feira
Cinemanga -  quarta-feira
Retalhos Cênicos -  quinta-feira
Rock, Caldo e Poesia -  sexta-feira
Oficinas e cursos - Sábados e domingos
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet