Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

relação cultural e emocional

Grupo de nutrição da UFMT investiga por que "alguns não suportam e outros apreciam muitíssimo" o pequi

Foto: Ilustração

Grupo de nutrição da UFMT investiga por que
Com intenção de entender e analisar os fatores culturais e emocionais que determinam a aceitação do pequi, a pesquisa desenvolvida pela professora da faculdade de nutrição e coordenadora do Frutivo, Ana Paula Pereira e pela discente de graduação em Nutrição e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Jadi Barros, está em fase investigativa por meio de um questionário disponível para todos os públicos que estuda as influências dos fatores determinantes para o consumo do fruto.

Leia mais:
Mulher rói 16 pequis em dois minutos e se torna campeã de competição em Pontal do Araguaia

A discente Jadi Barros explicou, à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em fevereiro deste ano, que o pequi - por seu aroma intenso e característico, seu sabor peculiar, bem como seu valor afetivo para a cultura cuiabana, Mato Grossense e dos estados que consomem o fruto -  tem tamanha importância econômica e cultural para aqueles que vivem em áreas nativas do pequi.

Além disso, é um divisor de gostos e opiniões, sem unanimidade quanto ao seu consumo. “Enquanto alguns não suportam o cheiro, outros o apreciam muitíssimo”, pontuou Jadi.

A pesquisa também se debruça sobre evidências expressadas em literaturas quanto as experiências afetivas e características culturais que estão ligadas à aceitação dos alimentos. Em locais que a população depende do pequeno produtor e da agricultura familiar, o fator cultural e econômico do pequi é realçado.

"A pesquisa ainda está em fase inicial, a coleta de dados começou há pouco tempo, de forma online. Mas, esperamos que os resultados encontrados venham a contribuir para a criação de políticas públicas que visem a inserção de frutos nativos no mercado”, disse Jadi Barros.

Questionário online

O estudo publicou um questionário online que ficará disponível até junho de 2022 e servirá como instrumento avaliativo para analisar os diferentes modos de aceitação e as formas de consumo do pequi.

 “Nós optamos por utilizar o questionário online de autopreenchimento porque ele permite que alcancemos um número maior de pessoas em todas as regiões do Brasil”, reforçou Jadi.

A pesquisa também visa reforçar a valorização do pequi, entendendo que isso está ligado ao respeito e estima das culturas e regiões que fazem o uso cultural e econômico do furto.

“Estar em conexão com o seu território e sua biodiversidade, saberes e práticas é fundamental para a garantia do acesso a alimentos mais saudáveis e à sustentabilidade”, concluiu a bolsista da UFMT.
Acesso ao questionário

Para conseguir responder as perguntas, basta clicar no link , que direciona para a pesquisa. A partir daí é necessário clicar em "português" e depois em "próximo”,  com o celular na horizontal.

Valor cultural

Em dezembro do ano passado, foi realizado o 1º Festival do PEqui, no município de Pontal do Araguaia, visando realçar e valorizar a cultura do consumo do pequi. Além disso, o Governador Mauro Mendes (DEM), sancionou no mesmo mês, projeto de lei que colocou Pontal como a Capital Estadual do Pequi. 

Segundo levantamento realizado pela EMPAER, a cidade pontalense possui mais de 15.600 pés da fruta, distribuídos por mais de 200 hectares do município, motivo que torna o local um expoente na produção desta fruta típica da região.

"Em nome do Prefeito Adelcino Lopo (MDB) e Vereador Vinicius parabenizo a população de Pontal pelo reconhecimento conferido com a aprovação do nosso projeto e sanção do Governador Mauro Mendes. Além da produção, Pontal está bem posicionada logisticamente como a porta de entrada do araguaia e a partir desta lei vamos estimular a produção e a comercialização do pequi em todo Araguaia. Estamos trabalhando junto do prefeito Adelcino e vereador Vinicius para garantir melhorias para a cidade de Pontal, que tenho imenso carinho.", disse o deputado Thiago Silva.

No dia do festival, houve uma competição de que come mais pequi e os moradores do município se postaram orgulhosos em participarem. A vencedora, Lady DAiani, roeu 16 pequis em dois minutos. “Ganhei em primeiro lugar. Fiquei muito feliz em participar, não tenho nem palavras pra descrever”. Lady disse que vai comprar uma ceia para comemorar o Natal com o prêmio. 

O segundo colocado, pontuou que "Eu desde menino nasci roendo pequi. Roo pequi desde nascença. O segredo é roer o pequi. Melhor do que isso é só mais outros de pequi".

Orgulhoso, um produtor do fruto em pontal ainda mandou um recado ao governador durante o evento. Na ocasião, ele colheu o maior pequi do festival. "Produzido no assentamento Arara, diâmetro de 23 centrímetros [...] Parece uma manga", disse o produtor. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet