Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

VEJA PROGRAMAÇÃO

Prêmio Jejé de Oyá, que homenageia personalidades negras de Cuiabá, será lançado na sexta

Foto: Reprodução

Prêmio Jejé de Oyá, que homenageia personalidades negras de Cuiabá, será lançado na sexta
Colunista social destemido que, por 30 anos, enfrentou famílias tradicionais, políticas e lutou contra o preconceito racial e de gênero em Mato Grosso, Jejé de Oyá continua marcado no estado e na capital. E para comemorar sua memória e reconhecer outras personalidades negras contemporâneas, o ‘Prêmio Jejé de Oyá – edição 2022’ será lançado na próxima sexta-feira (18), às 20h, na Casa Cuiabana, em Cuiabá.

Leia mais: 
Ex-morador de casarão que desabou com chuva lembra que imóvel sempre passou por pequenas reformas, mas que foi se deteriorando com o tempo

O projeto é viabilizado por meio de emenda parlamentar atendida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e homenageará personagens negras de destaque social, bem como premiará profissionais que se destacaram em suas áreas. 

 

Para o idealizador da premiação, Jeferson Bertoloti, o propósito do prêmio Jejé de Oyá é de reconhecer as histórias dos muitos protagonistas da baixada cuiabana.

 

Cinco personalidades negras da baixada serão homenageados nesta edição de 2022, são eles: O capoeirista Mestre Ray Kintê, a empreendedora cultural e dona do mais tradicional bolo de arroz da capital, Dona Eulália; a professora e escritora Jacy Proença; o presidente da Unimed Cuiabá, Rubéns Carlos de Oliveira Júnior; e a sambista Semites Marques.

Esses personagens homenageados serão entrevistados pelo jornalista e apresentador Elias Neto, nos dias 07, 14 e 21 de abril. A transmissão ocorrerá no site www.premiojeje.com.br às 19h30.

Além dos homenageados, serão premiados outros 10 profissionais que se destacam em suas áreas de atuação. A escolha será feita por uma banca de cinco jurados. Na relação de categorias a serem premiadas estão gastronomia, artes visuais, comunicação, ciências, literatura, estética, performances artística e física, dentre outras. 

O evento de premiação está marcado para o dia 29 de abril, no Cine Teatro Cuiabá, ocasião em que homenageados e premiados recebem a estatueta assinada pelo escultor Junne Fontenele Cardoso.

O ‘Prêmio Jejé de Oyá – edição 2022’ é realizado pelo Instituto Cultural Casarão das Artes e produzido pela Bemtivi Academia de Arte com apoio da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB-MT. Sua viabilização conta com o fomento do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral.

Serviço

Prêmio Jejé de Oyá

Lançamento: 18/03, às 20h, na Casa Cuiabana

Premiação: 29/04, às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá

Mais informações: 65 9 9982 2854 (Bemtivi Academia de Arte)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet