Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

ALCANCE NACIONAL

Fotógrafo mato-grossense lança livro e documentário sobre o Pantanal no Festival de Fotografia Tiradentes

Foto: José Medeiros

Fotógrafo mato-grossense lança livro e documentário sobre o Pantanal no Festival de Fotografia Tiradentes
O mato-grossense José Medeiros lançará livro e documentário por meio do projeto Pantanal+10, no 11º festival de fotografia, em Tiradentes, Minas Gerais, no próximo sábado, 19. A obra "Céu e Inferno em Terras Alagadas" traz uma seleção de fotografias de Medeiros, com participação da crítica de arte Aline Figueiredo. O curta "Fogo e Fé" é composto por depoimentos de pantaneiros, cenas impactantes da destruição do bioma e explora a fé das mulheres rezadeiras. O espaço conquistado no festival, conforme o fotógrafo, levou as produções regionais para um nível nacional.  

Leia mais:
Cuiabana que começou com R$ 800 faz sucesso com marca de moda cristã ‘moderna e jovial’

Pantanal+10 é um programa que tem o objetivo documentar o Pantanal, durante dez anos, entre 2020 a 2030, com o propósito de registrar as profundezas desse bioma. Para o documentarista, Medeiros, “o propósito é de imaterializar as transformações ambientais e históricas dessa brava gente”. Patrimônio natural da humanidade, o Pantanal é uma das maiores planície alagável do mundo.
 
As ações do programa visam, com produções de conteúdos inéditos e anuais, retratar a história, a conscientização da preservação, da biosfera, da cultura e do povo pantaneiro. Os dois primeiros anos de documentação da década no Pantanal serão voltados para os acontecimentos do mundo em pandemia, as queimadas que destruíram milhares de hectares em 2020 e a seca de 2021. Serão documentados os impactos sociais, econômicos e ambientais que foram vividos no local. “O projeto vai acompanhar a evolução da maior planície alagada do planeta pelos próximos anos”, disse Medeiros.
 
O livro "Céu e inferno em terras alagadas" é composto por uma seleção de fotografias com participação da crítica de arte Aline Figueiredo. Também têm textos do artista plástico, escritor e crítico de arte, membro da academia sul-mato-grossense de letras, Humberto Espíndola. Ainda, texto do fotógrafo, crítico de fotografia e curador Juan Esteves.

O documentário "Fogo e Fé", um curta metragem, traz depoimentos da tragédia vivida pelos pantaneiros, cenas impactantes da destruição do bioma e a fé das mulheres rezadeiras que clamam pela salvação do pantanal. O documentário foi produzido com recursos da lei Aldir Blanc através do edital Conexão Mestres da Cultura da Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, apoio da Nobre Photo Print e Belgo Arames.

O lançamento do livro e documentário que acontece no 11 Festival de fotografia @fotoempauta em Tiradentes, Minas Gerais. José Medeiros participa sábado, dia 19 com a pré estreia do documentário "Fogo e Fé" e palestra com documentarista no Centro Cultural Auditório Yvens Alves (Rua Direita n. 168) às 15h. O lançamento do livro "Céu e Inferno em Terras Alagadas" acontece na Vila Foto em Pauta (Rua Santíssima Trindade n. 92), às 20h.
 
Sobre o autor


José Medeiros é natural de Campo Grande. Fotógrafo autodidata, é considerado um dos maiores documentaristas do Centro-Oeste. Recebeu diversos prêmios de relevância, como o  Mérito Rondon Repórter Fotográfico, 10º Prêmio LEICA de Fotografia, Brazilian Photography NY, Editora Globo de Jornalismo, SESC Amazônia das Artes Já fui Floresta, Banco da Amazônia Pautas Já Fui Floresta, Mestre da Cultura Lei Aldir Blanc, entre outros.

Em 2014 lançou seu primeiro livro de fotografias, resultado de onze anos de trabalho no bioma. “O Pantanal de José Medeiros” retrata o homem pantaneiro e sua cultura singular, com destaque para o município de Poconé, a 100 quilômetros de Cuiabá. Recebeu o prêmio da Editora Globo de Jornalismo e o reconhecimento de importantes críticos de arte como Walter Firmo, Nadja Peregrino, Ângela Magalhães, Denise Mattar, Humberto Espíndola, Aline Figueiredo, Nair Benedicto, entre outros.

Durante a maior crise sanitária global, cumpriu quarentena e buscou registrar os impactos da pandemia no pantanal, em meio a produção do projeto Lufada de vida. 
 
José se deparou com a uma das maiores tragédias ambientais e, em meio ao caos, percebeu a importância da fotografia como ferramenta de comunicação, refletindo sobre a responsabilidade em aprofundar a documentação das ameaças que afligem o bioma.  A partir desse momento, se iniciou o projeto Pantanal+10, cujo proposito está em salvaguardar as transformações da maior planície alagavel do planeta. Em 2022, serão apresentados os resultados do primeiro biênio:  os incêndios  de 2020 e uma das maiores secas em 2021, ocorridos no Pantanal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet