Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

'ADIR'

Documentário reúne cenas inéditas de Adir Sodré em casa; veja vídeo

Foto: Reprodução

Documentário reúne cenas inéditas de Adir Sodré em casa; veja vídeo
Fotógrafo e documentarista, José Medeiros documentou a vida do grande amigo Adir Sodré por cerca de 15 anos. Ao longo desse período, passou por oito anos registrando em vídeo o íntimo do artista e, na próxima sexta-feira (4), lançará um curta-documental de 10 minutos que condensa o período vivido ao lado dele. “ADIR” faz parte de um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc.

Leia também:
Alok, Gusttavo Lima e mais: MT se torna palco de grandes nomes da música nos próximos dois meses
 


Em entrevista ao Olhar Conceito, José Medeiros relembra sua amizade com Sodré. “Em 1998, 1999, eu faço amizade com o Adir. De lá para cá a gente ficou como se fosse irmãos. Era um amigo que frequentava a minha casa. Eu comecei a documentar, porque eu moro muito próximo do Adir, entendeu? Ele me chamava (...) e eu acabava levando minha máquina junto”.

Os primeiros registros de Adir em casa feitos por José Medeiros foram por meio de fotos. Posteriormente passou a fazer registros em vídeo, por sentir que ele era um dos poucos que tinham o privilégio de conviver com um grande homem, conhecido por ser um artista múltiplo e famoso por suas obras.

Com direção de Adia Borges, o documentário “ADIR” visa condensar oito anos de imagens registradas e totalmente inéditas. “É um recorte. Para fazer um filme sobre o Adir [com esse material], você precisa de uns dois anos para levantar essa grande história. Esse curta é um recorte de uma história minha com o Adir”, explica. Futuramente, José visa transformar os registros em um longa-metragem.

O documentário faz parte do projeto Tributo Adir Sodré contemplado no Edital Conexão Mestres da Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer através da Lei Aldir Blanc do Governo de Mato Grosso com realização da Associação A Casa do Centro. O projeto é uma homenagem in memorian que vem marcar sua importante contribuição nas artes plásticas mato-grossenses e brasileiras.

A pré-estreia do documentário acontece na Galeria Arto, onde o artista está sendo homenageado.

Serviço

Pré-lançamento do documentário “ADIR”
Onde: Arto Galeria - Avenida Dom Bosco, 1776, Bairro Goiabeiras
Quando: 04 de março (sexta-feira)
Horário: 19h
Confirmar presença pelo número (65) 981181999
Obrigatório o uso de máscara 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet