Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Um dos principais do Brasil

Jaciara surgiu após despertar interesse de vendedor de máquinas de costura e se tornou ‘point’ de turismo radical

Foto: Reprodução

Jaciara surgiu após despertar interesse de vendedor de máquinas de costura e se tornou ‘point’ de turismo radical
O município de Jaciara (a 145 km de Cuiabá) é um dos principais destinos turísticos do Brasil para quem ama praticar esportes radicais. Jaciara, entretanto, começou a dar os seus primeiros passos para se tornar um município quando o paulista Milton da Costa Ferreira, em 1944, fez sua primeira visita ao Estado para vender máquinas de costura e outros equipamentos. Encantado com as oportunidades, não demorou muito para convencer sua família a mudar-se para a região.

Leia também:
Cinemas de Cuiabá exibem novos filmes de Tom Holland e Chay Suede e outros 9 a partir de quinta-feira

Milton visitou Mato Grosso algumas vezes antes de se mudar com sua família. Em 1945, em Cuiabá, viu uma propaganda do Governo que oferecia compra e venda de 10 mil hectares por pessoas. Quando voltou para São Paulo, convenceu sua família de que seria uma boa oportunidade.

A colonização dessa região se deu por meio da Colonizadora Industrial, Pastoril e Agricola Ltda (CIPA). Em 1947, foram 70 mil hectares adquiridos pelos sócios Milton da Costa Ferreira, Paulo da Costa Ferreira, Osvaldo da Costa Ferreira, Navarro da Costa Ferreira, Coriolano de Assunção, Antônio Ferreira Sobrinho e Joana da Costa Ferreira. Dois anos depois, os primeiros colonos chegaram e surgiram as primeiras lavouras.

Já em 1950 é iniciado um projeto de urbanização, com o surgimento da avenida principal, hoje conhecida como Avenida Antônio Ferreira Sobrinho, em homenagem ao presidente da CIPA, e da primeira escola. Posteriormente, em 1953,  Jaciara se tornou distrito subordinado a Cuiabá. A elevação à município aconteceu cinco anos depois, em 1958, quando foi construída a BR-364, antes MT-15.

Ao longo dos anos, o município passou por algumas mudanças significativas, como a eleição do primeiro prefeito, Antônio Bastos Pereira, em 1963, e a chegada de inúmeras famílias do sul a partir de 1975.

Turismo esportivo

Graças ao cenário natural de Jaciara, o município acabou ganhando fomento por meio do turismo esportivo. A cada dois anos, inclusive, a cidade realiza a Temporada de Esportes Radicais de Jaciara, que reúne os apaixonados por esportes de diversas regiões do Brasil. A última edição aconteceu em 2018 e segue pausada em meio a pandemia do novo coronavírus.

O município reúne uma variedade de esportes que podem ser praticados. É possível se aventurar com surf de rio, rafting, cachoeirismo, voos de balão, trike e trilha. A oferta e valor dessas aventuras varia conforme a agência de turismo contratada. 

Além dos passeios radicais, Jaciara ainda conta com inúmeras belezas naturais tanto para apreciar quanto aproveitar. A Cachoeira da Fumaça é a que mais se destaca graças aos 30 metros de queda d’água, mas também é possível conferir balneários, as cachoeiras Mulata e do Canal e Paraíso das Águas. O município também conta com o Mirante Municipal e alguns thermas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet