Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Dr. Juliano Slhessarenko

Cardiologista explica quais são os fatores de risco para angina ou dor coronariana

Foto: Rogério Florentino

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, Clínica Coração em Dia (65) 99624-1928 e Espaço Piu Vita (65) 30567800

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, Clínica Coração em Dia (65) 99624-1928 e Espaço Piu Vita (65) 30567800

As artérias coronárias fornecem sangue, oxigênio e nutrientes para o coração.  Um acúmulo de placa pode estreitar essas artérias, diminuindo o fluxo sanguíneo para o coração.  Eventualmente, o fluxo sanguíneo reduzido pode causar dor no peito (angina), falta de ar ou outros sinais e sintomas de doença arterial coronariana.  Um bloqueio completo pode causar um ataque cardíaco.

Leia também:
Cardiologista esclarece os sintomas das principais doenças do coração; entenda

Como a doença arterial coronariana geralmente se desenvolve ao longo de décadas, você pode não notar um problema até ter um bloqueio significativo ou um ataque cardíaco.  Mas você pode tomar medidas para prevenir e tratar a doença arterial coronariana.  Um estilo de vida saudável pode ter um grande impacto.

Fatores de risco

Os fatores de risco para doença arterial coronariana incluem:
 
  1. Envelhecer aumenta o risco de artérias danificadas e estreitadas.
  2. Sexo. Os homens geralmente estão em maior risco de doença arterial coronariana.  No entanto, o risco para as mulheres aumenta após a menopausa.
  3. História de família. Uma história familiar de doença cardíaca está associada a um risco maior de doença arterial coronariana, especialmente se um parente próximo desenvolveu doença cardíaca em idade precoce.  Seu risco é maior se seu pai ou irmão foi diagnosticado com doença cardíaca antes dos 55 anos ou se sua mãe ou irmã a desenvolveu antes dos 65 anos.
  4. Fumar. As pessoas que fumam têm um risco significativamente maior de doença cardíaca.  Respirar o fumo passivo também aumenta o risco de doença arterial coronariana.
  5. Pressão alta. A pressão alta descontrolada pode resultar no endurecimento e espessamento das artérias, estreitando o canal através do qual o sangue pode fluir.
  6. Níveis elevados de colesterol no sangue.  Níveis elevados de colesterol no sangue podem aumentar o risco de formação de placas e aterosclerose.  O colesterol alto pode ser causado por um alto nível de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), conhecido como colesterol "ruim".  Um baixo nível de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), conhecido como o colesterol "bom", também pode contribuir para o desenvolvimento da aterosclerose.
  7. Diabetes.  O diabetes está associado a um risco aumentado de doença arterial coronariana.  Diabetes tipo 2 e doença arterial coronariana compartilham fatores de risco semelhantes, como obesidade e pressão alta.
  8. Sobrepeso ou obesidade. O excesso de peso geralmente piora outros fatores de risco.
  9. Inatividade física. A falta de exercício também está associada à doença arterial coronariana e a alguns de seus fatores de risco.
  10. Alto estresse. O estresse não aliviado em sua vida pode danificar suas artérias, bem como piorar outros fatores de risco para doença arterial coronariana.
  11. Dieta não saudável. Comer muito alimentos com grandes quantidades de gordura saturada, gordura trans, sal e açúcar pode aumentar o risco de doença arterial coronariana.

Os fatores de risco geralmente ocorrem juntos e um pode desencadear o outro.  Por exemplo, a obesidade pode levar a diabetes tipo 2 e pressão alta.  Quando agrupados, certos fatores de risco tornam você ainda mais propenso a desenvolver doença arterial coronariana.  Por exemplo, síndrome metabólica – um conjunto de condições que inclui pressão alta;  triglicerídeos elevados;  HDL baixo, ou colesterol "bom";  altos níveis de insulina e excesso de gordura corporal ao redor da cintura – aumenta o risco de doença arterial coronariana.

Às vezes, a doença arterial coronariana se desenvolve sem nenhum fator de risco clássico.  Os pesquisadores estão estudando outros possíveis fatores de risco, incluindo:

Apnéia do sono.  Esse distúrbio faz com que você pare repetidamente e comece a respirar enquanto dorme.  Quedas repentinas nos níveis de oxigênio no sangue que ocorrem durante a apnéia do sono aumentam a pressão arterial e sobrecarregam o sistema cardiovascular, possivelmente levando à doença arterial coronariana.
 
Proteína C reativa de alta sensibilidade (hs-CRP).  Essa proteína aparece em quantidades acima do normal quando há inflamação em algum lugar do corpo.  Níveis elevados de hs-CRP podem ser um fator de risco para doenças cardíacas.  Acredita-se que, à medida que as artérias coronárias se estreitam, você terá mais hs-CRP no sangue.

Triglicerídeos elevados.  Este é um tipo de gordura (lipídio) em seu sangue.  Níveis elevados podem aumentar o risco de doença arterial coronariana, especialmente para as mulheres.

Homocisteína.  A homocisteína é um aminoácido que seu corpo usa para produzir proteínas e construir e manter tecidos.  Mas altos níveis de homocisteína podem aumentar o risco de doença arterial coronariana.

Pré-eclâmpsia.  Esta condição que pode se desenvolver em mulheres durante a gravidez causa pressão alta e uma maior quantidade de proteína na urina.  Pode levar a um maior risco de doença cardíaca mais tarde na vida.

Uso de álcool.  O uso pesado de álcool pode levar a danos no músculo cardíaco.  Também pode piorar outros fatores de risco de doença arterial coronariana.

Doenças autoimunes.  Pessoas que têm condições como artrite reumatóide e lúpus (e outras condições inflamatórias) têm um risco aumentado de aterosclerose.

Complicações

A doença arterial coronariana pode levar a:

Dor no peito (angina).  Quando suas artérias coronárias se estreitam, seu coração pode não receber sangue suficiente quando a demanda é maior – principalmente durante a atividade física.  Isso pode causar dor no peito (angina) ou falta de ar.

Ataque cardíaco. Se uma placa de colesterol se romper e um coágulo de sangue se formar, o bloqueio completo da artéria cardíaca pode desencadear um ataque cardíaco.  A falta de fluxo sanguíneo para o coração pode danificar o músculo cardíaco.  A quantidade de dano depende em parte da rapidez com que você recebe o tratamento.

 Insuficiência cardíaca. Se algumas áreas do seu coração estão cronicamente privadas de oxigênio e nutrientes devido à redução do fluxo sanguíneo, ou se seu coração foi danificado por um ataque cardíaco, seu coração pode ficar fraco demais para bombear sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo.  Esta condição é conhecida como insuficiência cardíaca.

Ritmo cardíaco anormal (arritmia). O fornecimento inadequado de sangue ao coração ou danos ao tecido cardíaco podem interferir nos impulsos elétricos do coração, causando ritmos cardíacos anormais.

Prevenção

Os mesmos hábitos de vida usados ​​para ajudar a tratar a doença arterial coronariana também podem ajudar a preveni-la.  Um estilo de vida saudável pode ajudar a manter suas artérias fortes e livres de placas.  Para melhorar a saúde do seu coração, siga estas dicas:
 
  • Parar de fumar.
  • Controle condições como pressão alta, colesterol alto e diabetes.
  • Mantenha-se fisicamente ativo.
  • Coma uma dieta com baixo teor de gordura e baixo teor de sal, rica em frutas, vegetais e grãos integrais.
  • Manter um peso saudável.
  • Reduza e gerencie o estresse
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet