Olhar Conceito

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Música

Vem aí

Desheróis lança videoclipe para “Ditadura do Cabelo” nesta sexta-feira no YouTube

Foto: Mário Silvestrini

Desheróis lança videoclipe para “Ditadura do Cabelo” nesta sexta-feira no YouTube
A banda Desheróis se prepara para lançar nesta sexta-feira (4) um videoclipe para “Ditadura do Cabelo”, música composta há cerca de 12 anos. A faixa estará disponível ao público no Spotify, a partir das 19h desta quinta-feira (3). O projeto foi um dos contemplados no edital Movimentar Cultura, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Leia também:
Cinemas de Cuiabá exibem novo filme de Samantha Schmutz e outros nove a partir desta quinta-feira

Dirigido por Marcelo Sant’Ana, o videoclipe foi gravado no formato Sessions, no qual o registro audiovisual é feito enquanto os músicos se apresentam nos estúdios da gravadora Sumac Records, selo responsável por lançar vários artistas independentes de Mato Grosso. A produção também contou com apoio da Latitude Filmes.

“Ditadura do Cabelo” foi a primeira canção da banda, composta em 2011. Sob uma perspectiva bem humorada e um tanto quanto trágica, a letra dialoga com a famosa máxima de Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”. 

A construção também passa por Lia de Itamaracá, Mestre Baracho e Chico Science. Isso porque Mestre Baracho compôs a ciranda “Roberto Carlos”, imortalizada na voz de Lia, na qual o primeiro verso diz o seguinte: "Roberto Carlos é o rei do iê-iê-iê”.

Eis que Chico Science pegou este verso para utilizar como introdução da releitura de “Todos estão surdos”, do próprio Roberto Carlos. Este verso irônico, na introdução de Chico, era acompanhado por outra ciranda do Mestre Baracho: “Disse um careca / passando a mão na cabeça / Se meus cabelo crescesse / Não mandava cortar, não / Os cabeludo tão aí mandando brasa / Dizendo a Luiz Gonzaga / Deixa meu nome de mão”.

“‘Ditadura do Cabelo’ reúne todas essas referências em um universo de carecas e cabeludos em uma luta de classes. São recortes das ideias presentes nas cirandas de Mestre Baracho e Lia de Itamaracá e no manguebeat de Chico Science colados com o conceito freiriano da pedagogia do oprimido. Ou pelo menos era essa a intenção”, comenta o letrista Túlio Paniago.

Desheróis

A banda foi fundada há dez anos pelo jornalista Túlio Paniago e o violonista Marcus Venícius Silva. A atual formação, além dos dois membros-fundadores, conta com os virtuosos músicos Michael Ojeda (Guitarra) e Igor Carvalho (Baixo).

A musicalidade é marcada pela presença de diferentes vertentes de rock (psicodélico, folk e gypsy) que se misturam com elementos da vasta diversidade de ritmos e gêneros brasileiros. Aliás, uma outra música do grupo, intitulada “Estações”, ficou em segundo lugar no Festival Jardim Autoral, realizado em 2021.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet