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Sexta-feira, 29 de março de 2024

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Aumento nas vendas

Peças de crochê usadas por Jade e Naiara no "BBB" contribuem para setor em Cuiabá

Foto: Reprodução

Peças de crochê usadas por Jade e Naiara no
Durante os primeiros três meses de todo ano, o Brasil volta seus olhos para uma única casa, o “Big Brother Brasil”. Consequentemente,  discussões e tendências da casa acabam repercutindo com quem está do lado de fora e, neste ano, as peças de crochê usadas pela digital influencer Jade Picon e a cantora Naiara Azevedo estão fomentando o setor em Cuiabá.

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Yasmin Borges, do Meire Artesã, acredita que as peças em crochê começaram a ganhar mais atenção com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Com mais tempo em casa — seja nos momentos iniciais de isolamento ou por demissões — as pessoas começaram a buscar por atividades e o crochê foi uma delas. Do macramê aos cachepôs, não demorou muito para que as peças de roupa começassem a chamar a atenção e se tornar renda de algumas famílias.
 


“Estávamos sempre utilizando as mesmas roupas — oncinha, estampinhas, colorido, arco-íris — e não tinha nada diferente, novo ou espetacular sendo criado. Acho que o crochê traz essa oportunidade de testar novas coisas. Então estamos vendo São Paulo Fashion Week trazendo crochê, sabe? Grandes marcas trazem o artesanato manual, no sentido de que tem como trazer isso na nossa rotina e incluí-lo no nosso estilo”, pontua.

O interesse popular por roupas de crochê também se deve às celebridades antes mesmo da edição atual do “Big Brother Brasil”. Inúmeras personalidades da televisão e internet postam em suas contas do Instagram, o que leva a população geral a se importar mais por algo que outrora não era muito visado.
 


Para Lena Souza, do Crochê Moderno, é muito bem-vindo o trabalho de influenciadores digitais para o trabalho de pequenos empreendedores, principalmente quando os famosos incentivam a apoiá-los. “Querendo ou não, o artesanato está sendo muito valorizado por conta das artistas. Elas estão colocando em evidência o crochê", conta em entrevista ao Olhar Conceito.

Yasmin também acredita nessa perspectiva pré-BBB, mas consegue sentir que a procura mudou desde o início do “Big Brother Brasil 22”. Jade Picon chamou a atenção dos telespectadores já nos primeiros dias por conta de um biquíni e chapéu roxo com flores, enquanto Naiara Azevedo também despertou interesse por conta de um cropped de cor rosa, também com flores.

“A Naiara apareceu com o cropped de square e me mandaram na hora: ‘eu quero isso aqui’. Eu não estava assistindo o BBB, [mas pensei], meu deus do céu, o que está acontecendo? Bate até uma certa ansiedade [por não ter acompanhado]. (...) O chapeuzinho, meu deus do céu… As pessoas estão querendo. Ela [Jade] vai aparecer com alguma novidade porque ela é uma digital influencer, então está colocando o nome em jogo”.
 


Em consequência, Yasmin anda fazendo mais peças de crochê, assim como Lena, que tem vendido muitos chapéus, uma de suas principais linhas de trabalho. “A venda de chapéus eu senti que aumentou bastante porque tem uma participante do BBB que está usando muito. Eu percebi que teve um aumento. Isso influencia muito”.

Para conhercer o trabalho de Yasmin e fazer encomendas, clique aqui. O trabalho de Lena pode ser conferido aqui.
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