Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Interditada há 20 anos

Governo de Mato Grosso estuda soluções para retomar turismo na Gruta da Lagoa Azul

Foto: Reprodução

Governo de Mato Grosso estuda soluções para retomar turismo na Gruta da Lagoa Azul
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, está estudando soluções para retormar o turismo na Gruta da Lagoa Azul, que está interditada há 20 anos, desde a determinação Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), devido às degradações do local. Na terça-feira (18), foi realizada uma reunião com entidades e lideranças que estão dispostas a contribuir com o retorno deste local enquanto ponto turístico.

Leia também:
Conheça alguns dos moradores de Mato Grosso que quase entraram no "BBB"

Para ser feita a regularização da gruta é necessário repassar a área ao Estado de Mato Grosso. Atualmente, a área da gruta, localizada no assentamento Gleba Coqueiral Quebó, pertence à União. Para isso, um engenheiro ficará responsável pelo georreferenciamento do assentamento e por inseri-lo no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), desmembrando a gruta, que deve se integrar ao Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul.

“Atualmente, essa área da gruta está em fase de lançamento do Georreferenciamento do sistema SIGEF do Incra para ser destacada da matrícula maior a fim de que a Superintendência do Patrimônio da União possa efetuar a regularização da destinação da área ao Governo do Estado de Mato Grosso”, explica a superintendente Lucimara Rodrigues Cordeiro.

Secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti esteve presente na reunião e destacou ao Olhar Conceito a importância no retorno do turismo local. “A exploração sustentável e adequada desta importante beleza cênica do parque estadual, é imprescindível para que possamos valorizar o ativo ambiental, que existe no estado de Mato Grosso, a exemplo de outras regiões do país. 

A reunião aconteceu na terça-feira a pedido do Conselho Municipal de Turismo de Nobres (CONTUR). Participaram a secretária do Meio Ambiente Mauren Lazzaretti, Sanny Saggin, Lucimara Rodrigues Tavares, coordenador do SPU Vera Tsuda, presidente do CONTUR Carla Rocha, Sandro A de Moraes, assessor de Turismo, Jefferson Moreno, secretário adjunto de Turismo, Marcos Vieira da Cunha, superintende regional do Incra, Antônio Jaudy, secretário chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Helton Antônio da Silva, chefe de divisão do Incra.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet