Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Parque Georgia

Biblioteca comunitária é reinaugurada com estreia de documentário e apresentações artísticas

Foto: Reprodução

Biblioteca comunitária é reinaugurada com estreia de documentário e apresentações artísticas
A Biblioteca Comunitária do Parque Geórgia será reinaugurada na manhã deste sábado (4), às 9h, com estreia de um documentário que conta a história do espaço que resiste há quase 20 anos. O evento de reinauguração ainda conta com apresentações, shows e rodas de conversas.

Leia também:
Final de semana tem Parada da Diversidade, Mostra de Dança e cover do Foo Fighters em Cuiabá; veja programação

Entre os artistas participantes, estão Ana Carolina Mello e Sol, do Slam do Capim Xeroso; Pacha Ana; Ahgave, Sharamandaya Kess; Day Irê; Karla Vecchia e Santiago. Também participam: Dj Macumbaxé, Coreano Colisão Crew; Dj Taba; Killa e Guto; Adriano Figueiredo e a médica Keila Laís.

Com o espaço revitalizado, a biblioteca passa a oferecer mais de 2 mil livros aos moradores da região. A lista conta com obras de artistas mato-grossenses, títulos infanto-juvenis e de Direito. As obras foram arrecadadas em doações e catalogadas de maneira acessível.

Além da melhoria no espaço, o projeto proporcionou mais de 20 oficinas das mais diversas áreas. Foram abordados temas como bem-estar, comunicação, literatura, meio-ambientes e finanças.

Criada pelos próprios moradores, a biblioteca funciona como um espaço cultural e educativo para a comunidade daquela região. Para Andressa Mendes, que está por trás do projeto, a ideia é valorizar e dar visibilidade a um espaço público que há quase duas décadas desenvolve atividades sócio-culturais. “É um lugar muito valoroso que a cidade, e principalmente a região do Coxipó, precisa ter conhecimento”, defende Andressa.

Além da biblioteca, o espaço cultural do bairro conta com uma cozinha comunitária que manteve as atividades durante a pandemia e foi usada para prestar serviços em prol da comunidade. Entre eles: distribuição de cestas básicas e oficinas de fabricação de sabão.

Para o futuro, outra etapa do projeto é reinstalar a Rádio Comunitária Voz do Povo, que também já teve equipamentos e estrutura revitalizados. Em breve, a programação da estação deve ser oficializada.

Aldir Blanc

A revitalização do espaço é resultado do edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), com recursos da Lei Federal Aldir Blanc. O investimento governamental se refletiu na restauração de móveis e mudanças internas no espaço. Já as obras de infraestrutura foram feitas a partir de doações e apoiadores.

Além da revitalização, um documentário foi desenvolvido para marcar um registro histórico do espaço e das pessoas ao seu redor. “O documentário vai contar desde quem foi a primeira pessoa a montar o espaço, até moradores que frequentavam a biblioteca quando eram criança e hoje ajudam a cuidar de lá”, antevê Andressa Mendes. O produto audiovisual foi filmado por Sérvulo Del Castilo e Maurício Pinto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet