Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

'O dedo de Deus'

Documentário sobre o misticismo na Serra do Roncador com André D'Lucca estreia em dezembro

Foto: Assessoria / O dedo de Deus

Documentário sobre o misticismo na Serra do Roncador com André D'Lucca estreia em dezembro
O filme documentário O dedo de Deus: contatos mágicos na Serra do Roncador estreia no início de dezembro com exibições em escolas públicas da cidade de Barra do Garças (517 km de Cuiabá). A produção audiovisual retrata o misticismo na Serra do Roncador com imagens da natureza exuberante da cordilheira, que é considerada por alguns como um dos pontos de energia espiritual do planeta. A obra foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, através do edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

Leia também:
Websérie e livro homenageiam fundadores de grupo de siriri de Chapada dos Guimarães


De acordo com a assessoria da produção, o documentário se constrói a partir do relato de experiências metafísicas e de evolução da consciência humana vivenciadas pelo ator cuiabano André D’Lucca, um apaixonado pela região. Do primeiro encontro com a serra no município de Barra do Garças, ainda na adolescência, às mais de 30 viagens ao Roncador na fase adulta, André conta sua trajetória em busca de autoconhecimento e de conexão com o divino.

Ainda conforme a organização do documentário, o mistério que transcende a realidade material também se entrelaça à narrativa do ator os depoimentos de pesquisadores e de espiritualistas que consideram o Roncador um santuário espiritual e metafísico, uma espécie de "chacra" da Terra. 

O título do filme, O dedo de Deus, é uma menção à formação rochosa no Roncador bastante visitada por turistas e místicos do Brasil e do exterior por ser considerada um local de grande concentração energética. Do visível ao invisível, o curta-metragem tem como pano de fundo a reflexão sobre a fuga da rotina e do sistema econômico que valoriza os bens materiais, a busca pelo amadurecimento espiritual que intriga a razão, cura as feridas emocionais e instiga a imaginação.



O filme conta com 31 minutos de duração e  foi realizado em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT) do campus Araguaia. As gravações realizadas nos meses de março, julho e setembro deste ano, durante a pandemia, foram um desafio a mais para a finalização do projeto, que tem locações na Serra do Roncador, no distrito de Vale dos Sonhos, município de Barra do Garças e em Cuiabá.

Para a idealizadora do projeto, a jornalista Aliana Camargo, Aliana, doutoranda em Educação pela UFMT, responsável pelo roteiro e pela direção da produção, a realização do documentário é uma provocação interna para ela e para os que assistem.

“Ele traz o benefício da dúvida para quem é cético, e instiga os que estão na busca de saberem o que há além dos nossos cinco sentidos materiais. Além disso, mostra a riqueza exuberante da Serra do Roncador, que é um lugar com uma energia muito forte.” 



Sinopse: O dedo de Deus: Contatos mágicos na Serra do Roncador

“Se existimos, a que se destina?”. A busca por respostas leva a caminhos inesperados na Serra do Roncador (Barra do Garças-MT). Com imagens da natureza exuberante da cordilheira que é considerada um dos chacras energéticos do planeta, o documentário apresenta relatos intrigantes de experiências místicas e de consciência humana vivenciadas pelo ator André D’Lucca, um apaixonado pela região. O mistério que transcende a realidade material também entrelaça depoimentos de pesquisadores e de espiritualistas que encontraram no Roncador um santuário espiritual e metafísico.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet