Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Música

CirandaMundo

Orquestra Sinfônica realiza concerto com temas de clássicos do cinema como Forrest Gump e Star Wars

Foto: Reprodução

Orquestra Sinfônica realiza concerto com temas de clássicos do cinema como Forrest Gump e Star Wars
O concerto “Temas Clássicos do Cinema”, executado pela Orquestra Sinfônica CirandaMundo com regência de Emanuelle Guedes e Murilo Alves, será apresentado a partir das 20h deste sábado (27) no Teatro Zulmira Canavarros. O ex-aluno do Instituto Ciranda e violonista da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Rennan Vicente, é o convidado especial da noite. Entre os temas que serão tocados estão os da saga Star Wars e do filme Forrest Gump. Os ingressos são limitados e devem ser retirados no local.
 
Leia mais:
Abel dos Anjos recebe homenagem e é reconhecido como mestre da cultura por trabalho com viola de cocho
 
O reencontro entre o público e a Orquestra Sinfônica CirandaMundo aconteceu no concerto “Temas Clássicos da Disney”, no dia 30 de outubro. A apresentação deste sábado, assim como a anterior, também está relacionada ao universo cinematográfico, afinal o repertório é composto por temas de “E o vento levou (1939)”, “Forrest Gump (1994)”, “A lista de Schindler (1993)” e “Guerra nas estrelas (1977-2005)”.
 
“Vamos fazer essas trilhas clássicas de um repertório já estabelecido no imaginário popular. Um dos lugares importantes para a realização da música com orquestra é o cinema. São trilhas sonoras com grandes orquestrações, verdadeiros monumentos orquestrais que podem ser comparados a grandes obras exclusivamente musicais”, comenta o maestro Murilo Alves, diretor artístico e presidente do Instituto Ciranda.
 
Aliás, o convidado especial é um velho conhecido do Instituto Ciranda. Trata-se de Rennan Vicente, 30, cuiabano que fez parte da primeira turma da instituição, em meados de 2004. Posteriormente, entre 2013 e 2020, integrou a Orquestra Filarmônica de Goiás, e atualmente é membro da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Além de apresentar seu talento e virtuosismo, ele vem reencontrar amigos.
 
“Fiz parte do Instituto no início da minha formação violinística. O Ciranda foi um instrumento social muito importante para a minha carreira. Fiz grandes amigos durante esse processo de aprendizado, por isso me sinto parte do projeto, é como se fosse uma família”, revela Rennan.  


 
Repertório
 
Para além de trabalhar com temas do cinema dentro da Orquestra CirandaMundo, Murilo Alves também tem adentrado neste universo de escrita de trilhas sonoras em alguns filmes do cineasta Perseu Azul. “Acho que também tem a ver um pouco com esse percurso mais pessoal”, reflete o maestro.
 
A proposta do repertório de sábado é contemplar diversas épocas e faixas etárias. A apresentação começa com “Gone With The Wind”, do compositor americano Max Steiner, música homônima ao título original do filme “E o vento levou”, vencedor do Oscar de 1940.
 
O concerto segue com “Forrest Gump Suite”, composta por Alan Silvestri e arranjada por Calvin Custer. Em seguida, Rennan sobe ao palco para fazer o solo de “Schindler's List”. “É uma trilha sonora  de John Williams escrita para o violinista israelense Itzhak Perlman. É uma das peças mais maravilhosas do repertório do violino”, opina o instrumentista.
 
E a apresentação fecha com “Star Wars Suite”, também escrita pelo americano John Williams. Em sequência, serão executados temas de alguns dos principais personagens da saga, como Darth Vader, Princesa Leia e Yoda.
 
Cuidados com a pandemia
 
A participação nestes eventos requer o cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção da covid-19. É obrigatório o uso de máscaras durante as apresentações, distanciamento social por meio de assentos intercalados do Teatro (60% da capacidade disponível) e uso de álcool em gel nos pontos de distribuição.
 
“Estamos felizes em retomar uma das atividades mais fundamentais no escopo de ações do Instituto Ciranda, as apresentações musicais. Com segurança, após esta grande pausa, esperamos uma noite de reencontros e imersão no universo sonoro da Orquestra Sinfônica”, planeja Murilo.
 
Instituto Ciranda

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania foi criado em 2003 para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. Atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses. Além da Sinfônica CirandaMundo, o Instituto também conta com as orquestras Cirandinha e Primeira Ciranda.
 
São ofertadas aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização infantil. Os participantes dispõem gratuitamente de condições para que possam se desenvolver plenamente.
 
E além das aulas práticas, a instituição oferece aulas teóricas, métodos e partituras. São disponibilizados regularmente cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A abordagem social inclusiva possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior e ingressem no mercado de trabalho.
 
O Instituto Ciranda conta com algumas parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA), Sesc Mato Grosso e Unimed Cuiabá são alguns destes parceiros.


 
Serviço
 
O público deve comparecer a partir das 19h para a retirada dos ingressos, uma vez que as portas serão fechadas pontualmente às 20h. Os ingressos são gratuitos, porém, quem tiver condições, pode contribuir com o ingresso social (dois quilos de alimentos para doação).
 
As apresentações da Temporada Artística visam garantir a acessibilidade de todos. Os concertos são acompanhados por libras e audiodescrição. Além disso, o espaço físico do Teatro Zulmira Canavarros também é pensado para receber Pessoas com Deficiência (PcD). Os números impressos nos bilhetes não têm relação com a numeração das poltronas do teatro. 
 
O que: Concerto “Temas Clássicos do Cinema”
Quando: 27 de novembro a partir das 20h
Onde: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros - Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (Avenida André Maggi - Centro Político Administrativo)
Ingressos: Gratuito ou Social (Dois quilos de alimentos não perecíveis)
Obs: Retirar ingressos a partir das 19h no local
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet