Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

SAÚDE MENTAL

Nova edição do talk show "Tenho Depressão. E agora?" foca nos novos tratamentos e formas de abordagem

Foto: Reprodução

Nova edição do talk show
A segunda edição do Talk Show "Tenho Depressão. E agora?" será realizada na terça-feira (23) no Cine Teatro Cuiabá. O evento discutirá saúde mental a partir de três dimensões- corpo, mente e espírito - e terá contribuição de profissionais multidisciplinares para cumprir esta tarefa. A programação está focada nas novas tecnologias, tratamentos e formas de abordagem e acolhimento.
 
Leia mais:
Em diferentes plataformas, Coletivo estreia experimento cênico para questionar solidão na maternidade
 
O encontro começa às 19h, acaba às 22h e foi estabelecido o ingresso social para todas pessoas que não têm condições de pagar ou que, neste momento, não podem investir esse valor, mas que gostariam de estar presentes.
 
Tem ainda a opção de ingresso pago, no valor de R$ 49,90, que será 100% revertido para Organização Não-governamental Lírios, que atua no auxílio a mulheres vítimas de violência.
 
Cada participante, independentemente do tipo de ingresso, terá direito a um exemplar do livro "Tenho Depressão. E agora?", de Alan Barros.
 
O organizador do evento e palestrante, Alan Barros, explica que o objetivo principal do encontro é criar um ambiente de partilha, onde todos possam trocar experiências, conhecimento e informações.
 
Este é o segundo evento deste modelo organizado por Barros. O primeiro foi em junho de 2017, meses antes dele lançar o livro. Naquela ocasião, foram trabalhados os temas depressão, ansiedade, suicídio, superação, autoamor e autoconhecimentos em uma esfera conceitual. A programação estava focada em levar a compreensão do que é saúde mental e seus termos.
 
Agora, neste evento, o objetivo é galgar mais um degrau dentro da discussão. Trabalhar com as novas pesquisas publicadas sobre o tema e suicidologia, dificuldades trazidas pela pandemia do covid-19, os tratamentos e as melhores maneiras de se fazer o acolhimento de forma segura.
 
A programação
 
A abertura do evento será com uma palestra de Alan Barros. Ele sentiu na pele os danos que uma saúde mental frágil pode causar e chegou à beira de uma atitude extrema, que serviu de ignição para uma trajetória de estudos, tratamentos e autoconhecimento.
 
No decorrer de 20 anos, ele estruturou um grande arcabouço de informações, histórias e experiências que o levaram a superação daquele momento e a necessidade de compartilhar todo aprendizado desse percurso de forma acessível.
 
Parte da experiência está descrita no livro, que as pessoas irão receber ao pagar o ingresso. Vale lembrar que desde o lançamento da publicação, em 2017, novos estudos, novas reflexões e tecnologias fizeram com que alguns sentidos fossem ressignificados. E, essas atualizações estão na programação.
 
Logo em seguida, será a vez dos convidados. Barros explica que a mente do ser humano é algo vasto e que para chegarmos perto do entendimento precisamos de diferentes lentes, que juntas constroem um entendimento multidimensional. Respeitando essa complexidade, ele convidou um time de especialistas de diversas áreas. Pessoas de renome no mercado e que poderão auxiliar os participantes no processo de conhecimento e autoconhecimento.
 
No palco estarão a psicóloga Flávia Haddad, o médico psiquiatra Manoel Vicente, a terapeuta integrativa Emanuelle Cálgaro e a especialista em comportamento digital Maria Augusta Ribeiro.
 
Após as falas, o espaço será aberto para perguntas e respostas e o objetivo é fazer com que as pessoas se sintam à vontade para apresentar as dúvidas sem ressalvar, censuras ou julgamentos.
 
Serviço
 
O que: 2º Talk Show "Tenho Depressão. E agora?"
Quando: terça-feira (23)
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Valor do ingresso: gratuito (com direito ao livro "Tenho Depressão. E agora?")
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet