Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

Crença e cultura

Mostra fotográfica 'Uma história de fé' documenta patrimônio arquitetônico religioso de Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

Mostra fotográfica 'Uma história de fé' documenta patrimônio arquitetônico religioso de Cuiabá
Está aberta desde a noite de sexta-feira (19) a exposição fotográfica "Uma história de fé", SESC Arsenal. O projeto busca contar um pouco da cultura e da fé do povo cuiabano por meio de fotografias das igrejas que compõem o patrimônio histórico arquitetônico religioso da capital. 

Leia também:
Salão Jovem Arte divulga tour virtual por exposição a artistas homenageados em 2021
 
“Quem caminha pela capital mato-grossense, sem mesmo conhecer nosso passado, pode notar a riqueza histórica dos prédios e casarios espalhados pela cidade. Diante de tanta variedade escolhemos o patrimônio da cultura religiosa, propondo registrar ao caminho de uma expedição fotográfica urbana, os estilos arquitetônicos que demonstram épocas, características e carregam registros do que se passou em nossa fundação e trajetória”, explica a produtora Glaucia Bauermeister, organizadora do projeto.
 
A mostra retrata as igrejas que fazem parte desta história, trazendo o antigo e o novo, contando um pouco dessa trajetória, através dos cliques do fotógrafo carioca João Carlos Lopes, que foi convidado especialmente para participar da expedição que deu origem à exposição, e será através do olhar dele, que o público poderá admirar a riqueza do patrimônio cultural arquitetônico e religioso retratado na exposição.
 
O projeto de autoria de Glaucia Bauermeister  foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá. A produtora que tem em seu currículo a realização de eventos ligados a música, educação, comunicação, cultura e arte em Mato Grosso, conta que a motivação para realização do projeto se deu em grande parte pela percepção de que essa grande riqueza histórica não seria tão observada ou talvez reconhecida pela população local. E esse é o objetivo principal do projeto, dar foco e vida, voltando o olhar da nossa população para parte da riqueza cultural histórica e arquitetônica de nossa cidade, reforçando assim as nossas raízes e a identidade regional.
 
Na ocasião do lançamento da exposição, também foi divulgado um blog fotográfico com mesmo tema. O obejtivo dele é perpetuar o projeto e assim levar as imagens a um número ainda maior de pessoas. A previsão é de que a exposição siga aberta ao público nos próximos 90 dias após o lançamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet