Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Visita técnica

Obra de restauração da Casa de Bembem é prevista para ser entregue em 2022

Foto: Luiz Alves

Obra de restauração da Casa de Bembem é prevista para ser entregue em 2022
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, pretende entregar a obra de restauração da Cada de Bembem em 2022. Na última quarta-feira (10), técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizaram uma visita ao local.

Leia também:
Cinemas de Cuiabá exibem musical premiado e outros sete filmes; veja programação

A primeira etapa de obra emergencial foi realizada em 2019, e a pasta dá continuidade à segunda etapa do processo de restauração do casarão histórico mediante orçamento via Fonte 100, no valor de  R$ 1.126.226,65. A obra também foi contemplada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Cidades Históricas e os recursos devem ser aplicados com a terceira e última etapa da restauração.

“A Prefeitura,  em 2013,  havia conseguido o recurso do PAC e fez a licitação e a empresa começou  a obra, mas a antiga empresa não tinha experiência e fez alguns serviços de forma viciosa, resultando em um abalo estrutural. Em  2015, foi cancelado o certame. Nesta gestão,  conseguimos o recurso do PAC e vamos terminar essa obra”, disse a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Leite Jacob. 

A Casa de Bembem será um local para apresentações artísticas e culturais do Instituto Ciranda. Conforme o idealizador  que desenvolve projetos na área de musical, Murilo Alves, esse processo só fez  gerar a aproximação da história deste lugar com as pessoas.

“Estamos felizes em chegar aqui e ver essa casa do jeito que ela está, com as características originais.  O grande ganho que vai ter é a sociedade. Todo o Centro Histórico merece essa revitalização. O Instituto  pretende ampliar as possibilidades de atendimento, de atuar em um local de mais fácil acesso, oferecendo  oficinas de todos os instrumentos de orquestra e tudo gratuito”, comentou. 

Coordenador Geral de Gestão de Projetos e Diretor-substituto  do Departamento de Projetos Especiais do IPhan, Ricardo Fiuza Lima, explica que mesmo que o Governo Federal atue mediante a contenção de gastos, projetos como  o  da  Casa de Bembem terá apoio da União.

"O Governo Federal  não mede esforços para que projetos como esse  sigam. É um orgulho para nós. Hoje, analisaremos como o recurso está sendo aplicado. Atualmente, o Governo vive uma restrição orçamentária, mas a gente segue buscando a todo momento  recursos ou suplementação para que consigamos,  justamente, colocar recursos em projetos como esse  e que  funcione  para a comunidade. Vamos fazer todo esforço  para  que seja entregue o quanto antes para a sociedade", disse.  

A arquiteta Amélia Hirata, superintendente do Iphan,  lembra que o  espaço cultural  irá atender crianças e jovens carentes. "Particularmente,  é um sonho conseguirmos viabilizar a ocupação deste imóvel. É  um casarão fechado no Centro Histórico e quem perde somos nós. E o uso  com uma função social vai trazer uma movimentação grande para a região central e vai contemplar estudantes, pessoas carentes e a expectativa nossa  é que esse espaço seja entregue o mais rápido possível", completou. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet