Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Doe também

Instituto Somos do Minério promove doação de sangue em parceria com o MT Hemocentro

Foto: Reprodução

Instituto Somos do Minério promove doação de sangue em parceria com o MT Hemocentro
Uma ação realizada pelo Instituto Somos do Minério em parceria com o MT Hemocentro, promove a doação de sangue na capital mato-grossense nesta terça-feira (26). O Hemobus está estacionado próximo ao prédio comercial SB Medical, localizado na Avenida das Flores, 945, Jardim Cuiabá, e recebe doações até às 16h30.

Leia também:
Fotógrafa de VG é destaque em emissora da Rússia: "estou até agora sem acreditar"

Gian Carla Zanela, diretora do MT Hemocentro, explica que ao fazer parceria com empresas e instituições, é possível encontrar novos doadores de sangue. A expectativa dessas ações é sempre conseguir fidelizar doadores, que retornam geralmente até três vezes ao ano para realizar doações.

“Essa parceria com o Instituto Somos do Minério é fundamental porque teremos uma nova gama de possíveis doadores de sangue. Quanto maior o quantitativo de pessoas que conseguimos trazer para o Hemocentro para fazer a doação de sangue, melhor a efetividade e cobertura hemoterápica em nosso estado”, explica a diretora.

Leonardo Ferreira, gerente de relacionamento e comunicação do Instituto Somos do Minério, conta que decidiram firmar a parceria ao saber que o Hemocentro está com um estoque baixo e percebeu que poderia mobilizar funcionários do prédio comercial para realizar doações. 

As doações são necessárias para que o Hemocentro consiga atender sua demanda diária que é muito variável, segundo Gian. “No começo do dia, temos um quantitativo de bolsas liberadas para doação, mas no decorrer do dia há uma diminuição do número porque, ao mesmo tempo que entram bolsas, os hospitais da baixada cuiabana ou do Estado vem fazer a retirada para terem os seus estoques estratégicos”.

“As pessoas não sentem a necessidade de ajudar até que aconteça com a própria família. Já aconteceu com a minha e sei como é ruim e doloroso, em cima da hora, sair pedindo para as pessoas doarem sangue, sendo que podemos em 20 minutos salvar a vida de outras pessoas”, pontua Leonardo em entrevista ao Olhar Conceito.

Os interessados em realizarem doações podem ir até a recepção do SB Medical até às 16h30 desta terça-feira. Após o cadastro, o doador será direcionado até o Hemobus, que está estacionando em uma rua próxima ao prédio comercial.

Mobilidade

Um dos principais benefícios do Hemobus é sua mobilidade. Sob rodas, o centro móvel de doação consegue chegar em qualquer lugar, oportunizando para que as pessoas possam realizar doações sem a necessidade de se deslocar até a unidade do MT Hemocentro, localizada na Rua 13 de Junho, no Centro-Sul, em Cuiabá.

“O Hemobus vem para facilitar ao doador que às vezes está do outro lado da cidade e não consegue se deslocar até o Hemocentro. O ônibus facilita para o doador e viabiliza a doação, ajudando no estoque. (...) O doador vem e faz todo o processo que faria no Hemocentro. Ele é atendido com todas as medidas de segurança e distanciamento”, explica Rackel de Pinho, uma das enfermeiras que está atendendo nesta segunda-feira.

Fernanda Moreno Natali é uma das doadoras que se beneficiou da praticidade que o hemobus promove. Ela realiza doações desde 2015, mas deslocar-se até a unidade sempre foi um empecilho. Com o ônibus na porta de seu trabalho, não teria como deixar de participar.

“Eu sempre tendo fazer doação, tanto que até regularmente. O meu problema sempre foi ter que ir até o Hemocentro, por conta da localização. Não tenho carro, então teria que ir de ônibus. Questão de horário também [é um problema], já que não gosto de faltar ao trabalho. Como foi aqui, eu sabia que não tinha como eu perder essa oportunidade”, conta ao Olhar Conceito.

Condições básicas para doar sangue:
  • Sentir-se bem, com saúde;
  • Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; 
  • Ter entre 18 e 65 anos de idade; 
  • Ter peso acima de 50Kg. 

Recomendações para o dia da doação:
  • Nunca vá doar sangue em jejum; 
  • Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; 
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; 
  • Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; 
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação; 
  • Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho. 

Quem não pode doar?
  • Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; 
  • Mulheres grávidas ou amamentando; 
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; 
  • Usuários de drogas; 
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos. 

O Instituto

O Instituto Somos do Minério visa promover ações sociais e ambientais em prol de comunidades carentes. “A gente visa sempre fazer essas ações sociais. Mostrar que o minério proporciona benfeitorias para a sociedade e regiões próximas. Estamos unidos nessa ideia de trazer tanto desenvolvimento quanto ações sociais necessárias”, explica Leonardo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet