Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

'50 Cantos'

Fotógrafa lança livro que documenta cotidiano da Região Central de Cuiabá

Foto: Lívia Viana

Fotógrafa lança livro que documenta cotidiano da Região Central de Cuiabá
A fotógrafa Lívia Viana se prepara para lançar o livro “50 Cantos”, que documenta o cotidiano da Região Central de Cuiabá por meio de 40 fotos produzidas utilizando uma lente 50mm. O projeto foi um dos selecionados no edital MT Nascentes, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com incentivo da Lei Aldir Blanc. O lançamento está marcado para o dia 29 de outubro, no Cine Teatro Cuiabá.

Leia também:
Casal de Cuiabá aposta em gin artesanal e conquista mercado local

“Um dos objetivos dessa série fotográfica, que transformei no livro ‘50 Cantos’, é mostrar alguns detalhes da Cuiabá moderna, com os traços históricos descritos na arquitetura inicial da cidade, que já foi tipicamente colonial, mas, com o tempo sofreu modificações e adaptações a outros estilos, inclusive se modificou na contemporaneidade”, explicou a fotógrafa.

O projeto possui três fases. Produção e publicação do livro, com tiragem de 800 exemplares; lançamento da obra e uma live abordando assuntos sobre a cidade atual e a histórica de Cuiabá; prestação de contas e distribuição dos livros. A autora vai doar parte dos exemplares para bibliotecas públicas, o restante será comercializado a preços acessíveis.

“Vamos levar os exemplares para as feiras e também livrarias. Não é somente um livro de fotos, é um registro documental do que acontece na cidade, detalhes de locais que passamos diariamente, mas que nunca prestamos atenção. Fazer a doação para as bibliotecas é uma forma desses registros atingirem um maior número de pessoas”, enfatizou Lívia, que é formada em Teatro e também possui experiência em feiras coletivas, apresentando projetos independentes com foco na economia criativa.

“Um projeto belíssimo que representa com classe a Cuiabá de ontem e de hoje ao mesmo tempo. Uma homenagem à Cidade Verde em preto e branco e outras cores. Imperdível”, comenta Beto Dois a Um, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet