Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Araguainha

Menor município de Mato Grosso implementa Sistema Municipal de Cultura

Foto: Reprodução

Menor município de Mato Grosso implementa Sistema Municipal de Cultura
O menor município de Mato Grosso em população (estimada em 900 pessoas), Araguainha (a 458 km de Cuiabá), implementou seu Sistema Municipal de Cultura, nesta quinta-feira (14).

Leia também:
Trio abre loja de esculturas de heróis e personagens da cultura pop em Cuiabá

“Araguainha elege hoje seus conselheiros de cultura no Fórum Municipal, o que nos enche de orgulho. Araguainha é sim o menor município de Mato Grosso, mas hoje se torna gigante ao dar um grande exemplo de organização da cultura a todo o estado de Mato Grosso”, comemora Beto Dois a Um, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.

Araguainha celebra a aprovação de leis que implantam o Sistema Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho de Políticas Culturais. Além disso, o município já iniciou a construção do seu Plano Municipal de Cultura.  Todas essas conquistas contam com o suporte da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer e da AÇÃO CULTURAL, por meio do Curso Gestão Pública da Cultura.

O evento em Araguainha contou com a presença do prefeito Chiquinho Naves, do vice-prefeito Adiel Alves filho, de vereadores, secretários municipais e representantes do segmento cultural.  Online, o evento contou também com a participação do secretário de Estado da Cultura Beto Dois a Um, do secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, e dos consultores culturais Adriano Souza e Silvia Machado.

Sistema Municipal de Cultura

O Sistema Municipal de Cultura integra o Sistema Nacional de Cultura e, na esfera municipal, das políticas públicas de cultura, estabelece mecanismos de gestão compartilhada com os demais órgãos federados e a sociedade.

Tem como objetivo formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas com a sociedade civil e com os demais entes da federação, promovendo o desenvolvimento – humano, social e econômico – com pleno exercício dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços culturais, no âmbito do município.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet