Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

'InterPRETAtivas'

Roda de conversa debate políticas afirmativas para a cultura na Casa das Pretas

Foto: Reprodução

Roda de conversa debate políticas afirmativas para a cultura na Casa das Pretas
Na próxima quarta-feira (13), o Centro Cultural Casa das Pretas será tomado por uma roda de conversa sobre políticas afirmativas para a cultura. O evento faz parte do projeto “InterPRETAtivas: políticas afirmativas para cultura”, contemplado pelo Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio da Lei Aldir Blanc.

Leia também:
Ação beneficia mais de 3 mil crianças carentes em Mato Grosso com brinquedos e guloseimas

A pandemia do coronavírus tem maior impacto nos negócios liderados por profissionais negras e negres, segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE/FGV (2020). Mesmo assim, diante da crise existem diversas estratégias para fortalecer o empreendedorismo de profissionais negras/es, uma delas é o fomento por meio do acesso às políticas públicas.

“É papel do poder público diminuir as desigualdades estruturais que estão calcadas no racismo, fator que até hoje dificulta a ascensão profissional de negras/es em diversos setores, inclusive, o da cultura.”, afirma Jackeline Silva, afroprodutora e proponente do projeto.

O acesso a democratização e a descentralização são fundamentais para garantir o direito humano à cultura, especialmente, por 54% da população mato-grossense formada majoritariamente por pessoas negras, que ainda estão sub-representadas no setor cultural. “Por isso, é necessário ampliar essa participação de afrodescendentes como indutores da economia da cultura, gerando impacto social e econômico para as suas comunidades.”, argumenta Jackeline Silva.

O encontro presencial acontece no dia 13 de outubro, quarta-feira, às 19h, no Centro Cultural Casa das Pretas, com endereço na Rua Pedro Celestino nº 25 – em frente à praça da mandioca no centro histórico de Cuiabá-MT. As vagas são limitadas, pretendendo contemplar as pessoas e profissionais que compõem a cadeia cultural. Para se inscrever, clique aqui.

As demais atividades do projeto “Interpretativas” de caráter formativo, vão acontecer de forma online, com apoio de profissionais experientes e especialistas. As inscrições podem ser feitas através do sympla e estarão disponíveis em breve.

Serviço

Roda De Conversa: Políticas Afirmativas Para A Cultura
Dia 13 de outubro, às 19h
Centro Cultural Casa das Pretas (Rua Pedro Celestino nº 25, Centro, Cuiabá-MT)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet